Terça, 04 de Agosto, 2015
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Nossos Vídeos

Estudantes lotam Teatro UNEB para debate sobre massacre na Faixa de Gaza
Vídeos

Banner Central

Banner

Cebrapaz

Cebrapaz condena aumento da violência e impunidade israelense na Palestina ocupada

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudia veementemente a violência perpetrada por soldados e colonos israelenses na Palestina ocupada. Recebemos com consternação a notícia sobre o assassinato de Ali Saad Dawabsha, um menino de 18 meses de idade, em Duma, na Cisjordânia palestina. Ali foi vítima de um ataque terrorista por colonos que queimaram a sua casa em 30 de julho, deixando feridos também seus pais e irmão. A brutalidade contra os palestinos tem se intensificado devido à impunidade com que os colonos e os soldados atacam os palestinos, cotidianamente, no contexto de uma intensificada política de colonização ilegal da Palestina, em violação flagrante do direito internacional humanitário.

Leia mais: Cebrapaz condena aumento da violência e impunidade israelense na Palestina ocupada

 

Coletiva de imprensa / entrevista pessoal com o secretário-geral do partido árabe-israelense Balad: Awad Abdel Fattah

RELEASE – CONVITE
Coletiva de imprensa / entrevista pessoal com o secretário-geral do partido árabe-israelense Balad, Awad Abdel Fattah

A situação dos palestinos cidadãos de Israel é uma amostra de segregação além daquela vivida na Palestina ocupada. Cerca de 20% da população de Israel é palestina, mas não faltam evidências do seu tratamento, pelas autoridades israelenses, como cidadãos de segunda categoria. São frequentes as declarações racistas e virulentas de lideranças e até mesmo ministros israelenses – sobretudo a partir da formação do novo governo, no início do ano, um dos mais extremistas já conhecidos.

As vilas e cidades árabes, onde residem aqueles que resistiram à expulsão no processo de estabelecimento do Estado de Israel, sofrem limitações no quesito infraestrutura, segurança ou até mesmo na permissão para reformas e melhorias em propriedades particulares. Leis específicas são aplicadas aos palestinos quando se trata de detenções, e estes são apenas alguns dos exemplos pautados pelos parlamentares árabes. Nas eleições de março de 2015, a Lista Conjunta – fundada em janeiro e que agrega quatro partidos árabes e mistos em prol da democracia em Israel e do fim da ocupação sobre a Palestina – conseguiu angariar cerca de 10% dos votos, garantindo 13 assentos no Parlamento israelense. É a terceira maior representação.

Por isso, a atual conjuntura em Israel e a questão Palestina serão abordadas numa coletiva de imprensa por Awad Abdel Fattah, o secretário-geral de um dos partidos da Lista Conjunta, o Balad (acrônimo em hebraico da Assembleia Nacional Democrática, que, em árabe, significa “Nação”). O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) convida jornalistas, representantes de movimentos sociais ou indivíduos interessados na coletiva, com a possibilidade de entrevista pessoal ao secretário-geral.

Data: Sexta-feira (31 de julho)

Horário: 14h00

Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo / Auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530, República)

Mais informações:

Cebrapaz – Moara Crivelente

Telefones: (11) 3159-4846 / 96246-3108
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: www.cebrapaz.org.br

 
Move
-

CMP

Na Turquia, Conselho Mundial da Paz debate prioridades e fortalecimento da luta anti-imperialista

O Conselho Mundial da Paz (CMP) realizou importantes eventos entre 18 e 21 de junho em Istambul, Turquia. As reuniões debruçaram-se sobre desafios enfrentados pelo movimento anti-imperialista, como a crise internacional, a militarização, as armas nucleares e a necessidade de fortalecimento da luta pela paz.

Leia mais...

O Comitê Executivo do CMP reuniu-se na cidade indiana de Goa, entre 26 e 28 de novembro de 2014. A reunião, cujo anfitrião foi a Organização Toda-Índia de Paz e Solidariedade (AIPSO), emitiu, depois das discussões sobre as ameaças à paz em diferentes partes do mundo, a seguinte declaração: O Conselho Mundial da Paz, em seu 65º ano de luta, saúda as forças amantes da paz no mundo e as insta a lutar junto com o CMP e suas organizações membros, contra o imperialismo e suas guerras brutais e pela paz. O CMP identifica hoje o inimigo da paz no mundo como o imperialismo em todas as suas formas de expressão, ideologicamente, politicamente, militarmente e economicamente. Apesar da...

Leia mais...
Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba

A presidência do Conselho Mundial da Paz enviou uma carta à Embaixada de Cuba no Brasil, após receber a notícia, nesta quarta-feira (17), sobre o retorno dos três patriotas cubanos que ainda estavam encarcerados nos Estados Unidos. Movimentos sociais e organizações de todo o mundo empenharam-se, ao longo dos 16 anos de prisão dos cubanos anti-terroristas nos EUA, por sua libertação. A denúncia reiterada do caráter político assentado na ingerência imperialista contra Cuba foi uma constante nas ações dessas entidades solidárias ao povo cubano. Leia a seguir a nota do CMP, enviada à Embaixada cubana em Brasília.

Leia mais...

colombia

Cebrapaz 10 anos

Banner

Nossos Artigos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Banner

Receba nossos boletins

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form