Terça, 03 de Março, 2015
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Nossos Vídeos

Estudantes lotam Teatro UNEB para debate sobre massacre na Faixa de Gaza
Vídeos

Cebrapaz

Cebrapaz participa de eventos em solidariedade ao povo saaraui na Argélia

O coordenador do Cebrapaz no Distrito Federal, Marcos Tenório, está participando de vários eventos em solidariedade ao povo do Saara Ocidental na região do campo de refugiados de Tindouf, na Argélia. Desde o início da semana, Tenório participou da Maratona do Saara Ocidental, do Festival Saaraui de Cultura e de diversas reuniões com lideranças locais, inclusive com o primeiro-ministro da República Árabe Saaraui Democrática, Abdelkader Taleb Omar.

saara ocidental1

Leia mais: Cebrapaz participa de eventos em solidariedade ao povo saaraui na Argélia

 

Obama busca poderes autocráticos para mais uma guerra no Oriente Médio

O presidente dos EUA Barack Obama deve buscar uma autorização formal no Congresso apresentando como objetivo o combate ao autodenominado “Estado Islâmico”. Interessa notar que árabe-falantes referem-se ao grupo como Da’esh (acrônimo, em árabe, de “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”), o que soa parecido com palavras como da’es (aquele que pisoteia ou esmaga algo, do verbo da’asa, esmagar, pisotear). Semântica e sintaxe interessam ao poder quando podem ser instrumentalizadas. Por isso a empreitada de Obama tem como objetivo a autorização à guerra, com uma resolução que não permitirá “forças terrestres em ofensiva duradoura” e limitará a campanha a três anos, para “combater o terrorismo”. Esta teria sido sua forma de procurar um termo comum entre oponentes (alguns democratas) e simpatizantes (republicanos) da proposta.

Por Moara Crivelente*

Leia mais: Obama busca poderes autocráticos para mais uma guerra no Oriente Médio

 
Move
-

CMP

O Comitê Executivo do CMP reuniu-se na cidade indiana de Goa, entre 26 e 28 de novembro de 2014. A reunião, cujo anfitrião foi a Organização Toda-Índia de Paz e Solidariedade (AIPSO), emitiu, depois das discussões sobre as ameaças à paz em diferentes partes do mundo, a seguinte declaração: O Conselho Mundial da Paz, em seu 65º ano de luta, saúda as forças amantes da paz no mundo e as insta a lutar junto com o CMP e suas organizações membros, contra o imperialismo e suas guerras brutais e pela paz. O CMP identifica hoje o inimigo da paz no mundo como o imperialismo em todas as suas formas de expressão, ideologicamente, politicamente, militarmente e economicamente. Apesar da...

Leia mais...
Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba

A presidência do Conselho Mundial da Paz enviou uma carta à Embaixada de Cuba no Brasil, após receber a notícia, nesta quarta-feira (17), sobre o retorno dos três patriotas cubanos que ainda estavam encarcerados nos Estados Unidos. Movimentos sociais e organizações de todo o mundo empenharam-se, ao longo dos 16 anos de prisão dos cubanos anti-terroristas nos EUA, por sua libertação. A denúncia reiterada do caráter político assentado na ingerência imperialista contra Cuba foi uma constante nas ações dessas entidades solidárias ao povo cubano. Leia a seguir a nota do CMP, enviada à Embaixada cubana em Brasília.

Leia mais...

A Presidência do Conselho Mundial da Paz volta a manifestar seu completo repúdio às ações criminosas do regime de Israel e a reiterar sua irrestrita solidariedade ao povo palestino na luta contra a opressão e a ocupação sionista. Denunciamos de forma pesarosa e ultrajada a escalada da violência perpetrada pelas forças israelenses, que voltam a impor a repressão brutal e fatal aos palestinos em protesto contra a ocupação. Neste Dia dos Direitos Humanos, recebemos a triste e revoltante notícia da morte de mais um palestino, desta vez o ministro Ziad Abu Ein, figura histórica da resistência palestina e que tinha entre suas principais lutas a denúncia do vergonhoso muro de segregação...

Leia mais...

Cebrapaz 10 anos

Banner

Nossos Artigos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Banner

Receba nossos boletins

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form