Domingo, 07 de Fevereiro, 2016
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Nossos Vídeos

Estudantes lotam Teatro UNEB para debate sobre massacre na Faixa de Gaza
Vídeos

Banner Central

Banner

Cebrapaz

Cebrapaz lamenta o falecimento de Orlando Fundora López, revolucionário e companheiro na luta pela paz e a dignidade

É com grande pesar que o Cebrapaz recebeu a notícia sobre o falecimento do amigo e companheiro de luta Orlando Fundora López, neste 1º de fevereiro, aos 90 anos de idade.

Orlando Fundora López foi um incansável defensor da paz, da soberania, da dignidade e da justiça, na luta aguerrida contra o imperialismo, a guerra e a opressão.

Esteve diretamente engajado na laboriosa e vitoriosa Revolução Cubana, exercendo papeis que a ditadura batista puniu e reprimiu com a prisão e torturas brutais. Com o triunfo da Revolução, Fundora López continuou empenhado na construção do socialismo, inclusive como membro do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

Orlando Fundora López  presidiu o Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos (MovPaz) e o Conselho Mundial da Paz, que o elegeu como presidente de honra após o fim do seu mandato, em 2008.

Sua memória inspirou e continuará inspirando aqueles que lutamos pela paz, contra o imperialismo e a opressão, fortalecidos pela dedicação incansável de revolucionários como ele.

O Cebrapaz estende suas sentidas condolências à família de Fundora López, ao MovPaz, ao PC de Cuba e a todos os combatentes pela paz em Cuba perdendo um inestimável companheiro, que fica no marco da história revolucionária daqueles empenhados pela justiça, a dignidade e a paz.

3 de fevereiro de 2016

Leia as notas do MovPaz e do Conselho Mundial da Paz

 

Cebrapaz condena terrorismo e ingerência na Síria e apela ao avanço nas negociações

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) volta a repudiar, com profunda consternação, os novos atentados na Síria, perpetrados pela organização terrorista auto-intitulada "Estado Islâmico" (EI).

Atentado contra um santuário xiita em Damasco em 31 de janeiro
matou dezenas de pessoas.

A organização escolheu estrategicamente e recentemente um importante santuário xiita, Saída Zinab, em Damasco, para instigar tensões sectárias na sua empreitada brutal e cruel, conforme planos ditados desde fora. Apesar da narrativa imperialista - que usa o terrorismo para aprofundar ainda mais o sofrimento na Síria, no Iraque e no Iêmen, entre outros países, com suas agressões e intervenções militares - as maiores vítimas desta prática aterradora são os próprios muçulmanos, cristãos e os curdos parte do povo sírio, iraquiano, iemenita, etc.

Por isso, o Cebrapaz soma-se aos movimentos internacionais de luta pela paz, dignidade e justiça para exigir que as negociações que patinam mais uma vez em Genebra, na capital suíça, entre o governo do presidente Bashar Al-Assad e os grupos ditos de "oposição moderada", mas armados pelo império para destroçar a Síria, avancem honestamente.

Repudiamos as manipulações por parte das potências imperialistas, que buscam declarada e impertinentemente derrubar um governo legítimo ignorando as consequências da sua ingerência. Mais de 250 mil sírios já morreram nesta guerra que se arrasta há cinco anos, e milhões de seres humanos são obrigados a fugir dos seus países como consequência da violência e da devastação.

Já basta! O povo sírio tem o direito a exercer sua soberania e decidir pelo futuro do seu país, no combate determinado ao terrorismo e à guerra financiada e respaldada desde o império.

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz

 
Move
-

CMP

O Conselho Mundial da Paz solidariza-se com o povo turco e o curdo, alvos de uma ofensiva liderada especialmente pelo presidente Recep Tayyip Erdogan. Enquanto expressamos nossa solidariedade com o povo na Turquia após os novos e brutais ataques terroristas, condenamos o pretexto criado pelo Governo para atacar o povo curdo. Em vez de comprometer-se com os esforços para combater o terrorismo, encerrando a sua cumplicidade no recrutamento, formação, trânsito e até mesmo no tratamento médico para os membros do chamado "Estado Islâmico" em seu território, o governo turco investe contra o povo. Os recentes ataques terroristas já foram ligados à organização terrorista, que tem sido...

Leia mais...

Comunicado do Comitê Executivo do Conselho Mundial da Paz
Guantánamo 20-21 novembro de 2015 Avante, pelo fortalecimento do CMP até a nossa próxima Assembleia Mundial, em novembro de 2016, no Brasil! O Comitê Executivo (CE) do CMP teve lugar na província cubana de Guantánamo, em 20e 21 de novembro de 2015. A reunião foi organizada pelo Movimento Cubano pela Paz e Soberania dos Povos (MOVPAZ). O CE foi seguido pelo IV Seminário Internacional pela Paz e a Eliminação das Bases Militares Estrangeiras no Mundo, co-organizado pelo CMP, pelo MOVPAZ e pelo Instituto Cubano de Amizade aos Povos (ICAP), entre 23 e 25 de novembro, altura em que foi emitida uma declaração final.

Leia mais...

Em 1 de Agosto de 1975, representantes de 35 países (33 da Europa, mais os EUA e Canadá) subscreveram, em Helsínquia, a Acta Final da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa, culminando um processo iniciado dois anos antes.

Leia mais...

unnamed

Cebrapaz 10 anos

Banner

Nossos Artigos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Banner

Receba nossos boletins

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form