Sexta, 06 de Março, 2015
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Nota do Cebrapaz em solidariedade ao povo mexicano e aos estudantes desaparecidos em Ayotzinapa

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) vem manifestar sua solidariedade aos estudantes, movimentos sociais e ao povo mexicano que vem se mobilizando para exigir o esclarecimeno sobre o desaparecimento dos 43 estudantes da escola de Ayotzinapa desde o dia 26 de setembro de 2014.

O México se encontra numa situação crítica, com um país desestruturado pela forte dependência com os Estados Unidos, a influência do narcotráfico na economia, política e sociedade e a sistemática perseguição aos movimentos sociais. O massacre de Ayotzinapa fez com que a indignação coletiva nacional se transformasse num grande movimento de massas.

Hoje, o povo mexicano clama por justiça, mas mais do que isto, por um novo país. Que o México de Zapata e Pancho Villa reerga-se! Toda solidariedade ao povo mexicano!

poster of students missing from ayotzinapa

 

Obama busca poderes autocráticos para mais uma guerra no Oriente Médio

O presidente dos EUA Barack Obama deve buscar uma autorização formal no Congresso apresentando como objetivo o combate ao autodenominado “Estado Islâmico”. Interessa notar que árabe-falantes referem-se ao grupo como Da’esh (acrônimo, em árabe, de “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”), o que soa parecido com palavras como da’es (aquele que pisoteia ou esmaga algo, do verbo da’asa, esmagar, pisotear). Semântica e sintaxe interessam ao poder quando podem ser instrumentalizadas. Por isso a empreitada de Obama tem como objetivo a autorização à guerra, com uma resolução que não permitirá “forças terrestres em ofensiva duradoura” e limitará a campanha a três anos, para “combater o terrorismo”. Esta teria sido sua forma de procurar um termo comum entre oponentes (alguns democratas) e simpatizantes (republicanos) da proposta.

Por Moara Crivelente*

 

Movimentos sociais da Alba realizam ato político pela Venezuela em São Paulo

A Articulação Continental dos Movimentos Sociais da Alternativa Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) realiza nesta sexta-feira (06/03) um Ato Político Cultural no âmbito da Semana Mundial de Solidariedade com a Revolução Bolivariana. A semana ocorre entre 1º e 8 de março, quando se completam dois anos desde a morte do líder venezuelano e propulsor da integração justa e soberana da América Latina e Caribe, Hugo Chávez. O ato desta sexta acontece em novo local, no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), às 19h00, inclusive com apresentações musicais. 

banner

   

Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba

A presidência do Conselho Mundial da Paz enviou uma carta à Embaixada de Cuba no Brasil, após receber a notícia, nesta quarta-feira (17), sobre o retorno dos três patriotas cubanos que ainda estavam encarcerados nos Estados Unidos. Movimentos sociais e organizações de todo o mundo empenharam-se, ao longo dos 16 anos de prisão dos cubanos anti-terroristas nos EUA, por sua libertação. A denúncia reiterada do caráter político assentado na ingerência imperialista contra Cuba foi uma constante nas ações dessas entidades solidárias ao povo cubano. Leia a seguir a nota do CMP, enviada à Embaixada cubana em Brasília.

cincocubanos bandeira

 

Abdallah e Malak: Palestina aprisionada pela ocupação

Coordenador do Comitê Popular de Bil’in, Abdallah Abu Rahma ouviu neste domingo (8) a acusação no Tribunal Militar de Ofer: por “atrapalhar o trabalho” de soldados israelenses na repressão de protestos, ele será preso novamente. A sentença ficou para 23 de fevereiro e, segundo a Ordem Militar 101 (1967), pode chegar a 10 anos de prisão. Ao mesmo tempo, ganha força também a denúncia: centenas de crianças palestinas passam por Cortes como essa todos os anos.

Por Moara Crivelente*

Campanha contra a Ordem Militar 101 do Exército de Israel acompanha o caso de Abdallah Abu Rahma.  

   

Página 1 de 63

Cebrapaz 10 anos

Banner

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form