Domingo, 26 de Abril, 2015
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Nota do Cebrapaz em solidariedade ao povo mexicano e aos estudantes desaparecidos em Ayotzinapa

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) vem manifestar sua solidariedade aos estudantes, movimentos sociais e ao povo mexicano que vem se mobilizando para exigir o esclarecimeno sobre o desaparecimento dos 43 estudantes da escola de Ayotzinapa desde o dia 26 de setembro de 2014.

O México se encontra numa situação crítica, com um país desestruturado pela forte dependência com os Estados Unidos, a influência do narcotráfico na economia, política e sociedade e a sistemática perseguição aos movimentos sociais. O massacre de Ayotzinapa fez com que a indignação coletiva nacional se transformasse num grande movimento de massas.

Hoje, o povo mexicano clama por justiça, mas mais do que isto, por um novo país. Que o México de Zapata e Pancho Villa reerga-se! Toda solidariedade ao povo mexicano!

poster of students missing from ayotzinapa

 

Cebrapaz participa do Fórum Social Mundial; movimentos sociais manifestam-se pela solidariedade entre os povos

O Fórum Social Mundial aconteceu na Tunísia, entre 24 e 28 de março, num ambiente diverso de solidariedade entre os povos na luta por um mundo melhor, mais justo e pela paz. Na capital do país norte-africano, representantes de organizações de todo o mundo (inclusive uma delegação brasileira de quase 200 pessoas de diversos movimentos sociais) debateram o contexto internacional de doméstico de vários países na busca e defesa da soberania popular, por mais mais participação política, por um modelo alternativo socio-político, saídas justas à crise internacional do capitalismo, a democratização dos meios de comunicação, entre outras pautas prioritárias e comuns a movimentos sociais. O Cebrapaz também participou do evento e das grandes marchas realizadas em torno da solidariedade entre os povos do mundo.

fb img 1427980645498

 

Cúpula dos Povos emite declaração pela construção da paz com justiça social e soberania

Em foro alternativo à Cúpula das Américas entre os chefes de Estado dos 35 países membros da Organização de Estados Americanos (OEA), diversos movimentos sociais engajados na luta anti-imperialista pela paz e a soberania dos povos reuniram-se na Cúpula dos Povos, entre os dias 9 e 11 de abril, no Panamá. Temas como as ameaças dos Estados Unidos contra a América Latina e o Caribe, com mais de 70 bases militares espalhadas pelo continente, assim como a ingerência nos processos políticos da Venezuela e de Cuba estiveram na discussão, que também abordou a empreitada dos povos por desenvolvimento com justiça social e a construção de um modelo alternativo de relações solidárias e soberanas. A presidenta do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz Socorro Gomes esteve nos eventos. Leia a declaração final dos movimentos participantes: 

   

Conselho Mundial da Paz saúda o povo cubano pelo retorno dos seus cinco heróis a Cuba

A presidência do Conselho Mundial da Paz enviou uma carta à Embaixada de Cuba no Brasil, após receber a notícia, nesta quarta-feira (17), sobre o retorno dos três patriotas cubanos que ainda estavam encarcerados nos Estados Unidos. Movimentos sociais e organizações de todo o mundo empenharam-se, ao longo dos 16 anos de prisão dos cubanos anti-terroristas nos EUA, por sua libertação. A denúncia reiterada do caráter político assentado na ingerência imperialista contra Cuba foi uma constante nas ações dessas entidades solidárias ao povo cubano. Leia a seguir a nota do CMP, enviada à Embaixada cubana em Brasília.

cincocubanos bandeira

 

Urge fortalecer a solidariedade ao povo palestino

A reeleição do partido de extrema-direita Likud (“Consolidação”), na terça-feira (17/3), em Israel, nos traz a urgência da intensificação da solidariedade ao povo palestino e à sua luta por libertação e paz. A radicalização do discurso racista do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu é uma demonstração das suas reais intenções: perpetuar a ocupação criminosa da Palestina e o massacre do seu povo.

Por Socorro Gomes*

   

Página 1 de 65

Cebrapaz 10 anos

Banner

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form