Sexta, 31 de Outubro, 2014
   
Tamanho
Banner

Procure no site:

Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Nova Política Externa Brasileira e participação popular em discussão

Debates recentes e importantes sobre as relações internacionais e as eleições colocam em foco a política externa brasileira e a participação popular na sua formulação, os caminhos adiante e as alternativas de posicionamento do Brasil oferecidas pelos dois candidatos à Presidência. Ao mesmo tempo, evidenciam a necessidade de popularização da temática no debate político nacional em prol da participação qualificada, construtiva e progressista.

Por Moara Crivelente*

 

Assembleia Geral da ONU condena bloqueio dos EUA a Cuba pela 23ª vez

Sem grandes surpresas, os Estados Unidos e Israel foram os únicos membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a votar, nesta terça-feira (28/10), contra a resolução da Assembleia Geral que, pela 23ª vez, condena o embargo comercial, econômico e financeiro imposto pelos EUA à ilha revolucionária ainda em 7 de fevereiro de 1962. Desde 1992, quando o órgão da ONU votou pela primeira vez uma resolução pelo fim do embargo, cada vez mais países têm assumido uma posição clara contrária a esta medida ilegal imposta há décadas pelo imperialismo a Cuba.

cuba bandeira chanceler

 

Conselho Mundial da Paz condena agressão de Israel contra os palestinos

O Conselho Mundial da Paz expressa sua revolta contra o contínuo bombardeio da Faixa de Gaza palestina pelas forças israelenses de ocupação, que já resultou em mais de 100 mortes e centenas de feridos, majoritariamente civis e inclusive crianças.

   

Médicos cubanos desempenham papel audaz e essencial para enfrentar o Ebola, reconhece o New York Times

Cuba tem atuado decisivamente no combate ao vírus Ebola, disseminado a ritmo acelerado pela África ocidental e que já atingiu os Estados Unidos e a Europa. A ilha revolucionária tem enviado médicos e enfermeiros capacitados para contribuir com o trabalho de evitar a propagação do Ebola, que já ceifou 4.555 vidas entre os 9.915 casos relatados até o momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Recentemente, até mesmo o jornal The New York Times reconheceu o papel fundamental da resposta cubana, uma ilha que continua enfrentando o embargo e o cerco estadunidense imposto ainda na década de 1960.

 

 

Diretor do Cebrapaz fala da integração latino-americana na Semana de Relações Internacionais

O diretor do Cebrapaz José Reinaldo Carvalho participou da conferência inaugural da Semana de Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), organizada pelo Conselho Institucional dos Estudantes de Relações Internacionais (CIERI), em 16 de outubro, em São Paulo. José Reinaldo abordou a integração latino-americana e caribenha em um contexto atual de crise e conflitos.

De acordo com o jornalista, a época atual se caracteriza por “dilacerantes crises, explosivas contradições, instabilidade e acidentadas transições nos aspectos econômico e geopolítico”.

   

Página 1 de 57

Bases Militares Estrangeiras

diadajuventude

3ª Assembleia

cartaz-site

Login Form