Ícone do site CEBRAPAZ

África do Sul exige liberdade para os 5 Heróis Cubanos

O Congresso Nacional Africano (CNA) exigiu nesta terça-feira (11), na cidade de Johanesburgo, a libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos de forma injusta em cárceres dos Estados Unidos desde 1998.

Em um ato pelo 99º aniversário do partido, o CNA ratificou que devem ser devolvidos a Cuba Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro, Gerardo Hernández e René González.

Os cinco cubanos cumprem severas condenações por informar sobre planos de ações violentas contra Cuba de grupos terroristas radicados em território norte-americano.

Na presença do presidente, Jacob Zuma, o CNA também demandou de Washington o fim do prolongado bloqueio econômico, financeiro e comercial contra Cuba, de acordo com informações da embaixada cubana na África do Sul.

Fundado em 8 de janeiro de 1912 em Bloemfontein, o Congresso Nacional Africano luta pela criação de uma sociedade unida, próspera e sem racismo. A organização partidária prepara-se para celebrar em 2012 seu centenário mediante a realização de atividades políticas, culturais e acadêmicas.

Fonte: Prensa Latina

Sair da versão mobile