Ícone do site CEBRAPAZ

Honduras e Argentina convocam atividades da Jornada contra as Bases Militares Estrangeiras

Representantes de movimentos pela paz em Honduras e na Argentina convocaram nesta semana atividades em seus respectivos países, com o propósito de fortalecer a Jornada Continental contra as Bases Militares Estrangeiras, campanha da qual o Cebrapaz participa ativamente.

Em Honduras, os movimentos sociais e populares realizarão entre os dias 26 e 28 de junho um Encontro Internacional para fortalecer a campanha e reforçar a resistência de seu povo contra o golpe militar contra o governo de Manuel Zelaya, que em 2011 completará dois anos.

“Exigimos o fim da criminalização dos movimentos sociais, das violações aos direitos humanos, o retorno imediato de Zelaya ao poder, o fim da ingerência dos Estados Unidos no país e o fechamento imediato das bases estrangeiras em nosso país”, diz o documento convocatório, reforçando que os ativistas do país organizarão marchas, debates e diversas manifestações.

Na Argentina, estão previstas duas atividades para os próximos meses.     No dia 31 de maio, o Mopassol (Movimento pela Paz, Soberania e Solidariedade entre os Povos), a Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos (APDH) e o Serviço Paz e Justiça na América Latina (Serpaj-AL) realizarão o Tribunal Ético sobre Bases Militares Estrangeiras na América Latina e Caribe.

Já no dia 1º de junho, a Aliança Social Continental, o Conselho Mundial pela Paz (CMP), a Associação Americana de Juristas e o Círculo Latino-americano de Estudos Internacionais organizarão a Conferência Continental sobre a Militarização Imperial: Comando Sul, Usaid e “Cultura Estratégica”.

Para mais informações sobre os eventos, seguem abaixo os contatos das entidades organizadoras:

APDH:  apdh@apdh-argentina.org.ar
Mopassol: rina.bertaccini@speedy.com.ar
Serpaj-AL: ana@juanche.net

Sair da versão mobile