Cebrapaz faz acordo com Associação Europeia de Cooperação com a Palestina

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e a Associação Européia de Cooperação com a Palestina (ASECOP) assinaram no último sábado (3) um acordo de cooperação e solidariedade entre os dois países.

Além de promover a defesa dos direitos humanos palestinos e a cooperação internacional, o acordo visa à produção de atividades culturais, educacionais e esportivas em ambos países, fortalecendo assim a solidariedade entre os povos e a divulgação da causa palestina.

Durante a formalização do acordo, a presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, fez a leitura do convênio para os diretores da entidade dos Estados. A ocasião ocorreu após o Seminário Internacional “Os direitos humanos na perspectiva da construção de uma cultura de paz”, no qual o presidente da ASECOP, Dr. Jehad Kamel Suleiman Rashid participou como convidado em uma das mesas de trabalho.   

Rashid  ressaltou a importância desta parceria no sentido de contribuir com a luta pelo reconhecimento do Estado da Palestina pela Organização da Nações Unidas (ONU), nas fronteiras de 1967, para resolver a questão dos refugiados palestinos e alcançar a paz na região. “É necessário dar mais um passo, junto com o Cebrapaz, para que a solidariedade com o povo palestino venha de outras formas”, declarou.

O presidente da ASECOP contou algumas das ações feitas pela entidade para a promoção da cultura palestina na Espanha como, por exemplo, a criação do prêmio anual Yasser Arafat, que é entregue aos melhores trabalhos sobre a Palestina e no qual o ganhador viaja para conhecer a realidade daquele país.

Dentre as atividades previstas no acordo está a criação de uma escola de futebol na Palestina e de bolsas de estudo para que estes jovens possam formar-se nas escolas de futebol ou outros setores, e completar a graduação em universidades brasileiras.

 

Deixe um comentário