(English) O mandado de prisão do presidente Lula, decretado nesta quinta-feira (5) contra o maior líder popular que o nosso país já teve, é inconstitucional. Lula é vítima de uma ofensiva coordenada entre a elite reacionária nacional e o imperialismo estadunidense para deter o seu retorno à Presidência da República. Os protagonistas do golpe jurídico, parlamentar e midiático, materializado no impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016, mas ainda em andamento, buscam impedir a retomada do processo de desenvolvinento econômico e social soberano, insubmisso à agenda imperialista.
Parcela do Poder Judiciário e os conglomerados de mídia familiares, entreguistas, são os instrumentos para levar a cabo a conspirata, como fica evidente a cada episódio da farsa imposta ao povo brasileiro. Mas não sem resistência!
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), membro do coletivo da Frente Brasil Popular (FBP), sempre presente na trincheira da luta democrática, condena enfaticamente o ato insano e covarde protagonizado pelo justiceiro Sérgio Moro contra Lula.
Expressamos nossa solidariedade ao presidente Lula, aos seus companheiros e companheiras e a todas as forças democráticas, progressistas, da justiça e da paz que têm sido alvo da escalada reacionária e crescentemente fascista no país! Juntos, seguiremos na luta.
Por isso, conclamamos o povo brasileiro a sair às ruas para defender a Constituição, a democracia e a liberdade do presidente Lula e de todos e todas que, perseguidos pelos golpistas, devem ter garantidos o direito de se defender e provar sua inocência, livres das agendas políticas de juízes que agem como algozes.
Abaixo o golpe!
Por eleições livres e o estado democrático de direito, já!
Antônio Barreto,
Presidente do Cebrapaz
Leia também:
Criado o Comitê de Solidariedade Internacional em Defesa de Lula e da Democracia no Brasil