Virada Sustentável de Salvador apresenta painel sobre a luta pela paz com Socorro Gomes e Antônio Barreto

A Virada Sustentável de Salvador apresentou, em 29 de novembro, o painel “Paz Mundial: Desafios e Ação”, mediado pelo presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) Antônio Barreto. A presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, abordou a atualidade da conjuntura internacional e a luta dos povos, plasmada na agenda de ação das entidades membro do CMP.

Salvador seminário pela paz Cebrapaz

A mesa foi realizada no auditório da Sociedade Protetora dos Desvalidos, a primeira organização social negra do Brasil,  fundada em 1832.

Socorro Gomes apresentou um panorama sobre a situação mundial e abordou as pautas de luta do Conselho Mundial da Paz como expressas na Declaração Final do Comitê Executivo da entidade, aprovada na recente reunião realizada em Damasco, capital da Síria.

Também participando do evento, a diretora do núcleo baiano do Cebrapaz Maria Ivone de Souza falou sobre a retirada dos médicos cubanos do Brasil após as declarações e condicionantes inaceitáveis postas à prestação da sua solidariedade através do atendimento a milhões de pessoas.

No ato de abertura, a presidenta da Sociedade Protetora dos Desvalidos, professora Lígia Margarida Gomes, saudou a realização do evento na sede da entidade e manifestou sua satisfação por receber a presidenta do CMP, Socorro Gomes, no que considerou ser o início de uma parceria da Sociedade para a realização de outros eventos pela paz.

Ao final, a palavra foi aberta ao plenário; diversas perguntas foram respondidas pela mesa. Uma sugestão resultante do evento foi a realização de parcerias com as organizações da juventude e dos terreiros de candomblé, que também têm a Paz como um dos seus fundamentos.