Coalizão e Conselho Mundial da Paz anunciam seminário contra bases militares; inscreva-se

Campanha Global contra Bases Militares dos EUA e da OTAN

O Conselho Mundial da Paz (CMP) e a Coalizão contra Bases Militares dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) realizarão um Seminário Virtual, em 28 de fevereiro, às 13h00 (Brasília), por ocasião do Dia Internacional de Ação contra as Bases Militares dos EUA e da OTAN. Haverá tradução para o espanhol e será possível fazer comentários e questões. Veja mais informações sobre a iniciativa e inscreva-se.

Apesar da data do seminário, o Dia Internacional de Ação contra Bases Militares dos EUA e da OTAN é 23 de fevereiro, data determinada para marcar o aniversário da captura do território cubano de Guantânamo pelos Estados Unidos, onde a potência imperialista estabeleceu sua base naval há um século e, mais recentemente, sua prisão ilegal e centro de torturas.

A definição da data resulta de uma resolução adotada em 2018 na Conferência Internacional contra Bases Militares Estrangeiras realizada em Dublin pela mesma dupla, a Coalizão e o CMP. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), membro do CMP, participou da comissão de organização e do evento.

Além disso, está em andamento a Campanha Global contra Bases Militares dos Estados Unidos e da OTAN, de mesma iniciativa, que pode ser endossada através do formulário nesta página.

Uma reedição da Conferência Internacional estava prevista para se realizar no Chipre em 2020, mas diante da crise pandêmica, está adiada sem data definida. Por isso, o objetivo do seminário virtual é que a Coalizão não deixe de marcar a data internacional.

É possível participar no evento fazendo a inscrição nesta página para receber o link de acesso.

Os oradores e temas serão:
— Europa e União Europeia: Iraklis Tsavdaridis, Secretário Executivo do Conselho Mundial da Paz;
— América Latina e Caribe: Carolus Wimmer, Presidente do Comitê pela Solidariedade Internacional e a Luta pela Paz (COSI, Venezuela) 
— Oriente Médio: Dr. Akel Taqz, Presidente do Comitê Palestino de Paz e Solidariedade / Coordenador Regional do Oriente Médio do CMP 
— África: Margaret Kimberley, membro do Comitê Coordenador da Aliança Negra pela Paz / Colunista Sênior do Black Agenda Report
Ásia / Pacífico: Bimal Rathnayake, Presidente da Organização de Paz e Solidariedade do Sri Lanka (PASOS) e membro do Parlamento do Sri Lanka 
— Política Externa dos EUA: Roger Harris, membro do Comitê Executivo do Conselho da Paz dos EUA / Membro da Direção da Task Force on the Americas (Força-Tarefa das Américas)
— Orador especial convidado, de Cuba