A parceira entre os movimentos sociais da Alternativa Bolivariana das Américas (Alba), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Centro de Estudos Barão de Itararé realizam nesta quinta-feira (5/3), em São Paulo, o debate “Os caminhos da Revolução Bolivariana”, no contexto da Jornada Mundial de Solidariedade à Venezuela. A presidenta do Cebrapaz, Socorro Gomes, participará do encontro que será sucedido, na sexta-feira (6/3), por um ato político da mesma Jornada, no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).
O debate acontece no aniversário de dois anos desde a morte do ex-presidente e comandante da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez. Além disso, o momento é de preocupação devido às ameaças de retrocesso impostas pela articulação golpista entre a oligarquia da extrema-direita venezuelana e o imperialismo estadunidense, que já realizaram outras tentativas de golpe mal-sucedidas no passado.
Leia também:
Cebrapaz manifesta apoio ao povo venezuelano contra a ameaça de sanções do imperialismo
Scorro Gomes, também presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), acaba de retornar de uma missão de solidariedade ao povo venezuelano organizada pela Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), com apoio e participação do CMP. Para Socorro, a unidade do povo venezuelano para enfrentar o golpismo e defender seu processo democrático bolivariano é notável.
Por isso, o debate acontece no sentido de reforçar o apoio dos movimentos sociais a esse processo e ao povo venzuelano na defesa da sua soberania e da democracia. À mesa estarão também o professor Igor Fuser, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Breno Altman, jornalista e editor do portal Opera Mundi.
A atividade acontece às 19h no Barão de Itararé, em São Paulo, e também contará com a apresentação do grupo Latinoamericanto.
Já na sexta-feira, às 19h, acontece ato político com mudança de local, para o auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).