Socorro Gomes concede entrevista sobre a Assembleia Mundial da Paz no Brasil

Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), deu uma entrevista ao vivo ao Portal Vermelho para abordar a realização dos eventos da organização internacional no Brasil, em novembro. O Cebrapaz será o anfitrião dos eventos do CMP e, São Luís, a capital mundial da paz durante estes dias.

Socorro, que foi eleita para a Presidência do CMP em 2008, fala da luta internacionalista pela paz e da mobilização em torno do seu fortalecimento. A entrevista foi concedida à jornalista Mariana Serafini e transmitida ao vivo na quinta-feira (20/10/2016), na página do Portal Vermelho.

Assista aqui. 

A presidenta explica a realização da Assembleia Mundial da Paz, que acontece a cada quatro anos como um grande fórum internacional entre movimentos de paz de mais de 90 países. No evento, as organizações nacionais que integram o CMP discutem o cenário internacional, as situações nacionais e as das regiões (África, América, Ásia, Europa e Oriente Médio), com informes detalhados e debates sobre o rumo a seguir. Neste ano, enfatiza Socorro, o Cebrapaz terá a honra de receber os eventos no Brasil.

Os membros elaboram campanhas e ações de unidade em torno dos princípios do CMP, pela defesa das soberanias nacionais e da autodeterminação dos povos, na luta anti-imperialista e anti-colonial, contra as armas de destruição em massa e contra a militarização do planeta, por relações internacionais solidárias, de respeito mútuo, não ingerência e paz. Neste ano, a preocupação é agravada com a iminência de uma guerra disseminada e generalizada, pelo que a mobilização se mostra urgente.

cartaz assembleia cmp

O tema da Assembleia Mundial da Paz – que acontece pela primeira vez no Brasil, em 18 e 19 de novembro, em São Luís do Maranhão – é fortalecer a solidariedade entre os povos na luta pela paz, contra o imperialismo!

A seguir, a Conferência Mundial da Paz reúne os membros e organizações amigas, movimentos sociais diversos e personalidades convidadas para a discussão dos desafios atuais e para a análise da conjuntura internacional, atualmente agravada pelo avanço do imperialismo, sobretudo estadunidense, apetrechado por uma “máquina de guerra”, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como têm ressaltado os membros do CMP.

São esperadas na conferência, além das organizações integrantes do CMP, organizações amigas nacionais de diversos países e outras organizações internacionais amigas que aglomeram diversos movimentos sociais de luta pela justiça social, sindical, das questões de gênero e da juventude, organizações históricas que, como e junto ao CMP, têm percorrido um largo trajeto de luta e solidariedade internacional.

O Conselho Mundial da Paz nasceu no pós-Segunda Guerra Mundial, em 1949-1950, impulsionado por um grupo de resistentes anti-fascistas, intelectuais e trabalhadores que mobilizaram centenas de milhões de pessoas pela assinatura do Apelo de Estocolmo contra as armas nucleares e outras armas de destruição em massa, chocados com os horrores dos bombardeios atômicos dos EUA contra Hirsoshima e Nagasaki. Neste esforço, os brasileiros também tiveram papel significativo, como ressalta Socorro na entrevista.

A última Assembleia Mundial da Paz aconteceu em Catmandu, no Nepal, em 2012, mas os membros do CMP reúnem-se anualmente em diferentes ocasiões, promovendo juntos ações de unidade e de solidariedade entre os povos, com alianças fundamentais com outros movimentos populares que lutam contra a opressão, a exploração, o colonialismo, as guerras e o imperialismo.

Leia mais:

Conselho Mundial da Paz realizará Assembleia no Brasil e Cebrapaz será anfitrião
Comitê Executivo do CMP lança comunicado após reunião em Guantánamo
Na Grécia, secretariado do Conselho Mundial da Paz discute campanhas e assembleia
Socorro Gomes: Um ano de fortalecimento de um movimento mundial contra a guerra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s