O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) expressa sua solidariedade ao povo da República Bolivariana da Venezuela, diante da escalada golpista que ameaça a paz e a democracia. A oligarquia venezuelana, financiada e apoiada por influentes agentes externos, tendo conquistado a maioria da Assembleia Nacional (o Parlamento venezuelano) usa esse fato para, com a cumplicidade da mídia, promover ações de provocação contra a legalidade do país, desrespeitando decisões judiciais e de órgãos constitucionais venezuelanos, buscando semear o caos.
No último domingo (23/10/2016), o Parlamento aprovou o denominado “Acordo para a restituição da ordem constitucional”, clamando pela intervenção estrangeira na Venezuela. Como muito bem denunciou o ministro da defesa venezuelano, Vladimir Padrino Lopéz, isso “não passa de um mecanismo sub-reptício e perverso para promover o intervencionismo ou mesmo a invasão de uma potência estrangeira em território pátrio”.
Tais atitudes podem ter consequências nefastas, acirrando ainda mais o clima político, sendo de conhecimento público que parte da oposição venezuelana fala abertamente em recorrer à violência armada para galgar o poder e derrubar o legítimo presidente Nicolás Maduro, o que não deixará de despertar uma reação popular.
Neste sentido, apoiamos enfaticamente o governo bolivariano e a iniciativa de Nicolás Maduro de buscar, através do diálogo com a oposição, uma forma de tratar as divergências políticas no campo do respeito à Constituição. Tal iniciativa conta com o apoio da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), do Vaticano e de personalidades internacionais.
O Cebrapaz conclama a opinião pública brasileira a não se deixar manipular pela mídia hegemônica, que tenta diariamente desacreditar e caluniar os dirigentes venezuelanos, e mantenha-se vigilante em solidariedade à Venezuela, em defesa da soberania nacional desta nação irmã e da paz na América Latina que será inevitavelmente afetada, caso prospere a intentona golpista.
Socorro Gomes
Presidenta do Cebrapaz