Cebrapaz denuncia intentona mercenária na Venezuela e manifesta solidariedade com seu povo e governo legítimo 

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) condena energicamente a intentona de incursão em território venezuelano por mercenários a mando do imperialismo estadunidense e treinados na Colômbia, ocorrida no dia 3 de maio último.

Informações amplamente divulgadas por meios de comunicação em todo o mundo dão conta de que confessamente os mercenários pretendiam cometer atos terroristas, entre estes o sequestro e o assassínio do presidente legítimo e constitucional do país, Nicolás Maduro e outras autoridades.

Ao atentar uma vez mais contra a democracia e a soberania venezuelana, o imperialismo estadunidense, mancomunado com os setores internos mais reacionários, pretende gerar no país a instabilidade e o caos, perpetrar um golpe de Estado e favorecer a instauração de um governo submisso e entreguista.

Agressões como esta constituem uma ameaça não somente ao povo venezuelano, mas a todos os países e povos latino-americanos e caribenhos, porquanto trazem à nossa região uma ameaça iminente de guerra.

As ações do imperialismo e seus lacaios contra a Venezuela se inscrevem na estratégia imperialista de promover o que seus ideólogos e dirigentes chamam de “mudança de regime”, objetivo que perseguem não poupando os meios mais violentos.

Ao mesmo tempo, esses círculos imperialistas e oligárquicos intensificam manobras e medidas visando a estrangular a economia venezuelana e inviabilizar a sobrevivência da população, como são as sanções econômicas e o bloqueio comercial e financeiro.

Condenamos também as ações hostis do governo brasileiro de extrema-direita liderado por Jair Bolsonaro, decidido a se tornar o braço direito do imperialismo estadunidense nos ataques à Venezuela. Ultimamente, o governo de Bolsonaro determinou a expulsão dos diplomatas venezuelanos acreditados em nosso país, medida que as forças democráticas brasileiras rechaçam.

Nesta oportunidade, expressamos a indeclinável solidariedade do Cebrapaz ao governo bolivariano, seu presidente Nicolás Maduro e ao povo venezuelano, certos de que marcharemos unidos na luta para que prevaleçam sempre a democracia popular, a soberania nacional e a paz, conforme o legado do Libertador Simon Bolívar e do comandante Hugo Chávez.

Pela Direção Nacional,

Jamil Murad
Presidente do Cebrapaz