Conselho Mundial da Paz rende tributo a Pashupati Chaulagain do Nepal, vítima da Covid-19

CPN-UML leader Chaulagain dies of COVID-19 - myRepublica - The New York  Times Partner, Latest news of Nepal in English, Latest News Articles

O Conselho Mundial da Paz (CMP), entidade internacional de que o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) é membro, emitiu neste sábado (15) uma nota de pesar e tributo ao camarada Pashupati Chaulagain, um dos fundadores da entidade coordenadora da Região Ásia-Pacífico no CMP, o Conselho da Paz e Solidariedade do Nepal (NPSC). Pashupati faleceu em 11 de maio, aos 61 anos, mais uma inestimável perda para o movimento da paz, vítima da Covid-19. Leia a tradução da nota a seguir:

O Conselho Mundial da Paz rende tributo a um dos seus líderes do Nepal

É com grande pesar e dor que anunciamos o falecimento de nosso querido camarada Pashupati Chaulagain, que perdeu a sua vida em 11 de maio de 2021, aos 61 anos, devido à Covid-19. Nosso camarada Pashupati foi um dos fundadores do Conselho da Paz e Solidariedade do Nepal (NPSC) e dedicou sua vida inteira à luta por um mundo justo, livre das agressões imperialistas e a exploração.

Desde o tempo na Juventude, como dirigente da Federação Nacional Democrática do Nepal, no partido político, ele lutou como membro da comissão política no Partido Comunista do Nepal (Marxista-Leninista Unificado), como membro do Parlamento nepalês e da Assembleia Constituinte. O camarada Pashupati ficou amplamente conhecido e querido na sociedade nepalesa, respeitado por sua integridade e sua grande estima com e pelo povo. Até o fim da sua vida ele serviu como membro da Assembleia da Província de Bagmati pelo distrito de Dolakha.

Um genuíno internacionalista, ele participou em dezenas de encontros internacionais da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD) e do CMP. Serviu no movimento popular do Nepal e no NPSC. Pashupati Chaulagain tinha raras qualidades como dirigente embora sempre se considerasse um “soldado”.

Para o povo no Nepal e as pessoas em todo o mundo que tiveram a chance de conhecê-lo e trabalhar com ele, é um momento bastante doloroso e triste.

O Conselho Mundial da Paz rende tributo ao nosso falecido camarada Pashupati. Perdemos um amigo e um irmão, um verdadeiro camarada nas tarefas não cumpridas e nas lutas que se avizinham.

Transmitimos nossas mais profundas condolências ao NPSC, ao seu partido e sua família em luto, neste momento.

Lembraremos dele no Nepal e no mundo e levaremos adiante a sua luta pelos ideais em que acreditava.

Lal Salam, camarada Pashupati!

Secretariado do CMP,
15 de maio de 2021

Tradução: CEBRAPAZ