Carta pública pede ao Presidente Lula que conceda asilo a Julian Assange; leia e assine

Um grupo de cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades divulga uma carta com o pedido dirigido ao Presidente Lula de concessão de asilo político ao jornalista Julian Assange no Brasil. O fundador de WikiLeaks é alvo de 18 acusações nos EUA por revelar documentos confidenciais sobre crimes de guerra e espionagem realizada pelos Estados Unidos a vários líderes mundiais, como a ex-presidenta Dilma Rousseff. Assange está preso no Reino Unido, que pretende extraditá-lo aos EUA, onde o jornalista poderá ser sentenciado a até 175 anos de prisão. Leia a carta a seguir, já endossada pelo presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), Jamil Murad.

Na imagem: Manifestantes protestam contra a decisão da Justiça britânica e demandam a libertação de Assange. Fonte: Courage to Resist.

Carta ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Assunto: Asilo Político ao jornalista Julian Assange

Excelentíssimo Senhor Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nós, abaixo assinados, cientistas, jornalistas, professores, sindicalistas, lideranças da sociedade civil e entidades, vimos solicitar, respeitosamente, seu apoio, providências legais e diplomáticas no sentido do Brasil conceder, da forma a mais ágil possível, asilo político ao jornalista Julian Assange, hoje preso no Reino Unido.

Diante dos fatos recentes envolvendo a extradição para os EUA – onde Assange poderá ser condenado a até 175 anos de prisão por revelar fatos verdadeiros a respeito daquele país – um conjunto de profissionais, lideranças da sociedade civil e entidades iniciaram um movimento via redes sociais visando construir uma saída humanitária para o caso, hoje acompanhado de perto por toda a comunidade internacional. Vale ressaltar que Assange ficou exilado na Embaixada do Equador em Londres por sete anos e depois de preso está há outros quatro numa penitenciária, totalizando 11 anos sem liberdade.

Concretamente, propomos que Vossa Excelência promova um esforço internacional junto a outros países – a começar pelos do Brics e do G20 – com vistas a obter a aceitação deste asilo político por parte do governo inglês. Na mesma linha da iniciativa do Presidente Obrador, do México, em 2022, que fez pedido semelhante ao governo estadunidense, o governo brasileiro o faria diretamente ao Reino Unido, apoiado por personalidades mundialmente reconhecidas como o Papa Francisco, o ator Leonardo Di Caprio, a cantora Anita, o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o compositor e escritor Chico Buarque de Holanda, jornalistas ganhadores do Prêmio Pulitzer como Seymour Hersh e outros..

Acreditamos que, independente do resultado, este esforço vigoroso em defesa de Assange contribuirá para marcar ainda mais a posição humanitária e progressista do governo brasileiro no mundo, como tem sido a nossa marca desde 1º de janeiro de 2023.

Certos de que a sensibilidade política, o senso de Justiça e o humanismo que sempre marcaram sua atuação irá influenciar na sua decisão em relação a assunto de tamanha gravidade, nos despedimos atenciosamente.

Lista de nomes iniciais de apoio à carta para o Presidente Lula. Seu nome será incluído na lista final a ser encaminhada ao Presidente. [Para endossar a carta, clique aqui]

–  Renato Janine Ribeiro – USP 

– Naomar de Almeida Filho – Prof. Titular – UFBA 

– Ennio Candotti – Museu Amazonia( MUSA) 

– José Gomes Temporão – Ex-Ministro da Saude – Fiocruz 

– Luiz Davidovich – Prof. Emérito – UFRJ 

– Sérgio Machado Rezende – UFPE – ex-Ministro de Ciência e Tecnologia

– Ildeu Castro Moreira – Instituto de Física da UFRJ 

– Isaac Roitman – Prof. Emérito – UnB 

– Renato Cordeiro – Pesquisador Emérito – Fiocruz  

– Soraya Smaili – Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – UNIFESP  

– João Carlos Salles – Professor Titular – UFBA 

– Ana Lucia Gazzola – Profa. Emérita UFMG 

– Samuel Goldenberg – Pesquisador Emérito – Fiocruz 

– Rosana Onocko-Campos – Abrasco/Unicamp 

– Otávio Velho – Prof. Emérito – UFRJ 

– Silvio Tendler – Estados Gerais da Cultura

– Gulnar Azevedo e Silva – IMS – UERJ 

– Fernanda Sobral – UnB 

– Moisés Goldbaum – FMUSP

– Tania Araújo-Jorge – Fiocruz  

– Alvaro Nascimento – Fiocruz  

– Carlos Fidelis Ponte  – Presidente CEBES  

– Aldo Zarbin – UFPR 

– Joao P.B. Viola – INCA 

– Luis Muniz – Fiocruz ( Asfoc -SN) 

– Paulo Garrido – Fiocruz ( Asfoc – SN ) 

– José Antonio Aleixo da Silva – Prof. Titular – UFRPE 

– Alfredo Wagner – UEA  

– Ilka Boaventura Leite – UFSC 

– Sinval Brandão Filho  – IAM – Fiocruz  

– Denise Coutinho – Profa. Titular UFBA 

– Luiz Vianna Sobrinho – Fiocruz 

– Paulo Basta – ENSP- Fiocruz