Havana, 19 de janeiro de 2024 – Na última sexta-feira, representantes do Centro Brasileiro de Solidariedade com os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) reuniram-se na sede do ICAP para aprofundar os laços de solidariedade entre as duas organizações.

Presente na reunião, a diretora de mobilização do Cebrapaz, Ivone Souza, reiterou o apoio incondicional da entidade à luta pelo fim do bloqueio imposto pelos Estados Unidos contra Cuba. Em janeiro, uma Caravana de Solidariedade, organizada pelo Cebrapaz, contou com a participação de 40 brasileiros, proporcionando-lhes uma imersão na história de resistência da ilha cubana por meio de uma programação diversificada organizada pelo ICAP. Para Ivone, “a solidariedade a Cuba é um dever de todas as pessoas amantes da paz.”
Victor Gaute, vice-presidente do ICAP e responsável pelo Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos, expressou profundo agradecimento pelo apoio recebido e ressaltou a importância do 8º Seminário de Bases Militares, programado para os dias 4 e 5 de maio, na cidade de Guantánamo. De acordo com Gaute, “será um prazer contar com uma numerosa delegação brasileira, podê-los escutar e sentir a proximidade de vocês com a causa da revolução cubana.”
O encontro entre Cebrapaz e ICAP não apenas reafirmou a solidez da relação entre as organizações, mas também abordou os desafios da luta pela paz, da solidariedade internacional e da resistência ao imperialismo.