O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) apoia incondicionalmente as declarações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os crimes de genocídio praticados pelo estado sionista de Israel contra o povo palestino. Tem plena razão o presidente brasileiro quando afirma que esses crimes são equivalentes aos cometidos pelos nazistas durante o holocausto dos judeus.

Identificamo-nos com os propósitos e os esforços por justiça e paz do presidente Lula e de solidariedade com o povo martirizado da Palestina.
A violência e a opressão infligidas ao povo palestino causam consternação e revolta nos povos de todo o mundo. Ao se insurgir contra tais atos do Estado sionista, o presidente Lula honra o Brasil e o povo brasileiro e eleva ainda mais a sua estatura de estadista colocando-se na vanguarda da solidariedade ao povo palestino e no empenho pela paz.
Os ataques brutais, os bombardeios, a matança de civis, principalmente mulheres e crianças, as demolições de casas, escolas e hospitais, a expulsão da população de seu território e o bloqueio implacável imposto à Faixa de Gaza têm causado um sofrimento inimaginável e despertam a mais forte repulsa em todo o mundo. Ao denunciar corajosamente esses atos de violência e injustiça, o Presidente Lula demonstra um compromisso inabalável com os princípios universais de direitos humanos e justiça. Suas palavras ressoam não apenas entre os brasileiros, mas em todo o mundo, ecoando o clamor por paz e dignidade para o povo palestino.
Apoiamos as gestões do Presidente Lula junto a outros chefes de Estado e de governos e aos organismos internacionais pelo cessar-fogo imediato e duradouro, pelo restabelecimento da ajuda humanitária à população palestina e pela independência da Palestina, com a criação do seu Estado Nacional com plena autodeterminação.
Repudiamos as declarações agressivas contra o Brasil e seu líder, o Presidente Lula, proferidas pelo genocida-mor do mundo, o primeiro-ministro do Estado sionista israelense. De igual modo, apoiamos a iniciativa do governo brasileiro em chamar de volta seu embaixador em Tel Aviv, reforçando o isolamento internacional de Israel.
São Paulo, 19 de fevereiro de 2024
O Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz