Publicado originalmente pela Xinhua News
O vice-presidente chinês Han Zheng participou da cerimônia de abertura das comemorações do Dia Internacional da Paz 2024, realizada em Jinan, na província de Shandong, no leste da China, na última quinta-feira (19/09).

Han observou que, diante de desafios globais sem precedentes, a visão da China de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, juntamente com a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global e a Iniciativa de Civilização Global, injetaram confiança e impulso no avanço da paz mundial, desenvolvimento comum e prosperidade. Também pediu a todas as partes que sigam a direção certa da tendência histórica e trabalhem para criar uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, além de reforçar os esforços para implementar as três principais iniciativas globais: buscar o desenvolvimento comum, aderir à coexistência pacífica e promover intercâmbios e aprendizado mútuo.
Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e um membro importante do “Sul Global”, a China promoverá ativamente um mundo ordenado e multipolar e uma globalização econômica inclusiva que beneficie a todos, disse Han, observando que a China trabalhará com outros países para promover a paz, o desenvolvimento e construir um mundo melhor.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um discurso em vídeo na reunião. O vice-presidente da Assembleia Nacional do Laos e presidente do Comitê do Laos para a Paz e Solidariedade, Sommad Pholsena, o ex-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, o ex-presidente da Suíça, Ueli Maurer e outros palestrantes também fizeram uso da palavra na ocasião.
Eles elogiaram os esforços e contribuições da China para promover a paz, a segurança e o desenvolvimento mundial, observando que trabalham com a China para continuar a defender os cinco princípios da coexistência pacífica, promover a implementação das três principais iniciativas globais e salvaguardar conjuntamente a paz para alcançar um melhor desenvolvimento.
Cerca de 180 representantes de partidos políticos estrangeiros, organizações de paz e amizade e organizações governamentais chinesas participaram do evento.