O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) expressa a sua indignação e o seu profundo pesar pela morte do secretário-geral do partido libanês Hezbollah neste sábado (28), que garantiu brava liderança e resistência aos ataques contínuos de Israel contra a nação libanesa.

Hassan Nasrallah foi um destacado líder político e religioso do Hezbollah, partido político, movimento religioso, organização de massas e exército popular, uma das mais influentes forças políticas em todo o Oriente Médio. Revelou grande capacidade de liderança da Resistência contra os agressores israelenses e o imperialismo estadunidense. É um mártir da luta pela libertação nacional do Líbano e da Palestina. Seu exemplo permanecerá como inspiração nas atuais e futuras lutas da frente da Resistência.
Prestes a completar um ano do genocídio contínuo do povo palestino, Israel arrisca o alastramento da guerra para toda a região e há dias decidiu bombardear e matar civis libaneses no sul do país e na própria capital, Beirute, na sua sanha vingativa contra o papel do Hezbollah na defesa do povo palestino. Diante da resistência das forças libanesas, seja do Hezbollah, seja do Partido Comunista Libanês, reforçamos a nossa solidariedade aos povos palestino e libanês, assim como a todas as forças mobilizadas em defesa da justiça, da autodeterminação e da paz.
Por isso, também condenamos nos mais firmes termos todos aqueles que possibilitam a Israel continuar massacrando o povo palestino e ameaçando os seus vizinhos imediatos, no Líbano e na Síria, e também no Irã. Israel é a verdadeira ameaça à paz no Oriente Médio e são a sua impunidade e a cumplicidade das potências imperialistas aquilo que garante o alastramento da morte e da destruição no Oriente Médio.
As nossas condolências pelas perdas de vidas no Líbano e na Palestina são acompanhadas pela nossa garantia de apoio irrestrito à resistência contra a as forças genocidas e imperialistas. Lançamos por isso um chamado ao reforço do movimento anti-imperialista pela paz em torno do apelo por medidas concretas da liderança dos nossos países pelo fim do martírio dos povos e em defesa da paz justa, já!
Direção Executiva Nacional do Cebrapaz