O Conselho Mundial da Paz (CMP) denuncia e condena veementemente os recentes ataques dos militares israelenses contra o Líbano, com a destruição de residências e infraestrutura civis e o assassinato de líderes políticos do povo libanês. O ataque indiscriminado com armas pesadas contra a capital libanesa, Beirute, mostra a face brutal do regime israelense que está agindo em todo o Oriente Médio, violando todos os sentidos do direito internacional. A morte de centenas de libaneses e o deslocamento de muitos milhares criam o terreno para uma “nova faixa de Gaza” na região, enquanto o exército israelense está se preparando para uma invasão por terra ao sul do Líbano.

Essa recente agressão israelense é combinada com o massacre em andamento e o genocídio lento contra o povo palestino por quase um ano, enquanto mais de 45.000 palestinos perderam a vida, com mais de 15.000 crianças. O regime de ocupação israelense e seu exército destruíram completamente a faixa palestina de Gaza, transformando a área em um cemitério ao ar livre. É uma questão de preocupação séria que esse crime contra a humanidade também esteja se expandindo para a Cisjordânia e agora para o Líbano.
As ações brutais, assassinas e desumanas do exército israelense não seriam possíveis sem o apoio total dos EUA e a cumplicidade da União Européia em relação ao Estado assassino de Israel. Toda vez que os imperialistas estão expressando sua preocupação “humanitária”, mas repetindo o argumento falso da “autodefesa” de Israel, eles estão alimentando a máquina de guerra do exército israelense.
Como CMP, expressamos nossa solidariedade aos povos da Palestina e do Líbano, bem como a outros povos do Oriente Médio sob ameaças e manobras imperialistas, sublinhando que não pode haver paz no Oriente Médio sem a criação e reconhecimento do estado independente da Palestina, dentro das fronteiras de 4 de junho de 1967, com Jerusalém Oriental como capital, de acordo com as resoluções relevantes da ONU. Exigimos o fim dos ataques de Israel e sua retirada de todos os territórios da Palestina, Líbano e Síria.
Expressamos nossa profunda preocupação com a escalada adicional dos conflitos na região, o que pode levar a uma guerra generalizada de dimensões globais. Exigimos: “Pare a agressividade israelense agora!”
29 de setembro de 2024
Secretariado do Conselho Mundial da Paz (CMP)