Nota de solidariedade do Cebrapaz a Cuba sobre a crise energética

O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) expressa sua mais profunda solidariedade ao povo cubano, que, com resiliência e dignidade, enfrenta uma grave crise energética causada por múltiplos fatores, agravada principalmente pelo criminoso bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.

Os apagões que afetam a ilha nos últimos dias resultam de um sistema de perseguição econômica estabelecido há mais de seis décadas, intensificado durante a gestão de Donald Trump e mantido pelo governo, também reacionário, de Joe Biden e Kamala Harris. Condenamos energicamente esse governo por perpetuar a política cruel e desumana, que já trouxe e traz imensos sofrimentos à população cubana.

O imperialismo estadunidense prossegue sua invariável política de tentativa de impor o estrangulamento econômico para gerar insatisfação social e provocar uma crise política. Essa estratégia imperialista não apenas atenta contra os direitos humanos do povo cubano, mas também viola o princípio básico da soberania nacional.

O cruel bloqueio é em última instância o fator que dificulta a manutenção do sistema energético de Cuba e atrasa a capacidade de reparos.

O governo cubano, apesar das enormes dificuldades, continua buscando alternativas e soluções para superar a crise, persiste no caminho de defender firmemente sua soberania e seus princípios revolucionários, resistindo às pressões externas que visam a impor um modelo de subserviência aos interesses imperialistas.

O governo brasileiro, solidário com Cuba, em um momento dramático como este, é chamado a ajudar o país amigo. As forças progressistas brasileiras, nelas compreendidas os partidos políticos e os movimentos populares, também devem empenhar-se numa campanha especial de apoio a Cuba.

São Paulo, 20 de outubro de 2024

José Reinaldo Carvalho
Presidente do Cebrapaz (Centro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz)