Declaração do Conselho Mundial da Paz sobre os recentes acontecimentos na Síria e arredores

Segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O Conselho Mundial da Paz expressa sua mais firme oposição aos recentes acontecimentos na Síria, que levaram à derrubada do governo sírio por forças armadas fundamentalistas religiosas que têm atuado na região nos últimos treze (13) anos. O CMP considera essa situação o resultado de uma intervenção imperialista estrangeira coordenada, apesar de ainda não estar claro o que foi acordado entre os principais atores e se o resultado é fruto de um acordo temporário entre as forças envolvidas.

Durante todos esses anos, a Síria, um país e sociedade amplamente seculares, foi um palco de operações para grupos e exércitos semelhantes, que atuaram como procuradores de potências regionais e internacionais em seus planos para controlar os recursos energéticos, gasodutos e esferas de influência dentro e ao redor da Síria. Não é segredo que a Turquia estava operando militarmente no noroeste da Síria, enquanto os EUA, por sua vez (juntamente com as forças curdas), atuavam no nordeste do país, e Israel bombardeava e atacava instalações militares e civis sírias durante todo esse tempo. Ao mesmo tempo, a Federação Russa, com base em seu acordo bilateral com a Síria, buscava proteger seus interesses com as bases militares na costa mediterrânea, desempenhando um papel importante no apoio ao governo anterior.

Independentemente dos detalhes dos acordos ou das contradições, a tomada de poder pelo “HTS” e outros grupos armados (como o “SNA”) constitui um desenvolvimento negativo para o povo sírio e os povos do Oriente Médio.

O CMP denuncia a hipocrisia das potências imperialistas, que supostamente enfrentaram as forças fundamentalistas no passado, mas agora são celebradas como libertadoras da Síria. Os EUA, a OTAN e a UE têm enormes responsabilidades por esse desenvolvimento, assim como a Turquia, com seus planos neootomanos, e Israel, com sua guerra genocida na Palestina e no Líbano e seus planos adicionais contra o Irã. Denunciamos particularmente a incursão de Israel no território sírio além das Colinas de Golã ocupadas, sobre a qual o novo regime na Síria não fez uma única declaração.

O Conselho Mundial da Paz expressa sua solidariedade com o povo sírio, que entra em uma nova e incerta fase de sua história. O CMP conclama os membros e amigos do CMP e todas as forças amantes da paz na região e no mundo a permanecerem vigilantes e a se oporem aos planos imperialistas no Oriente Médio, como sempre fizemos.

Secretariado do CMP
15/12/2024

Link para a versão original: https://www.wpc-in.org/statements/statement-world-peace-council-recent-developments-and-around-syria