Internacional Antifascista publica “Carta de Brasília”.

O Cebrapaz, entidades do movimento social e partidos políticos realizaram, em 14 de março, plenária da Internacional Antifascista – Capítulo Brasil. A atividade aprovou a “Carta de Brasília”. Leia abaixo:

A criação da Internacional Antifascista, no Congresso Internacional contra o fascismo, o nazismo, o sionismo e concepções semelhantes, em 11 de setembro de 2024, em Caracas, foi um importante passo na luta dos povos oprimiddos.

A Internacional Antifascista aponta as bandeiras que buscam a unidade de todas as forças progressistas, humanistas, democráticas, antiimperialistas e de esquerda do mundo para enfrentar os inimigos dos povos oprimidos e da classe trabalhadora.

A situação mostra um brutal ataque do imperialismo contra os povos oprimidos de todo o Mundo e uma crise profunda nas suas próprias fileiras, que as organizações de luta dos explorados e de defesa dos direitos democráticos devem aproveitar para fazer avançar nossa luta.

A criação da Internacional Antifascista, no Brasil, em 7 de fevereiro, em Brasília, em plenária com a presença de partidos, movimentos sociais, entidades e articulações anti-imperialistas coloca tarefas urgentes para a organização de um amplo movimento de luta que busque unir em uma grande mobilização os que lutam contra a opressão do imperialismo, as forças antifascistas, antinazistas, antissionistas e antineoliberais.

O enfrentamento ao imperialismo, aos banqueiros internacionais, às indústrias bélicas, podeoosos monopólios do petróleo, da imprensa, às Big Tech e suas plataformas, que tem a finalidade de aprofundar a rapinagem das riquezas nacionais, impor guerras, golpes e às políticas neoliberais, à destruição ambiental, com o uso de instrumentos para confundir, dividir e apagar à história de lutas da classe trabalhadora, uma tarefa que exige unidade e o resgate da trajetória de resistência da classe trabalhadora e dos povos para fazer o enfrentamento.

Fazemos um chamado a todas as organizações, partidos, movimentos, sindicatos e articulações a se somarem a Internacional Antifascista – Capítulo Brasil, integrando-se em torno dessas questões decisivas para os povos oprimidos.

Apontamos para um debate amplo e democrático com todos os que estejam dispostos a participar das seguintes tarefas imediatas:

  • Organizar núcleos da Internacional Antifascista – Capítulo Brasil em todas as capitais e cidades possíveis, reforçar a mobilização, unidade e ampla participação de todas as forças, com o acompanhamento da Secretaria Executiva da Internacional Antifascista – Brasil;
  • Mobilizar e unir todas as forças que tenham o compromisso com o combate ao fascismo, nazismo, sionismo, neoliberalismo e todas as concepções semelhantes usadas pelo imperialismo para atacar e dividir a classe trabalhadora e o povo.
  • Garantir uma participação democrática de todas as organizações e ativistas que se integrem a esse trabalho; com as organizações nacionais se integrando às diversas secretarias da Internacional Antifascista – Capítulo Brasil;
  • Organizarmos juntos manifestações no Brasil em 9 de maio, celebrando os 80 anos da vitória dos povos livres contra o nazifascismo;
  • Organizar uma grande mobilização em torno do Encontro dos BRIC’s (junho/25);
  • Organizar seminários, cursos, atividades culturais e ações voltadas para a juventude e os trabalhadores a fim de impulsionar esta perspectiva de luta, construindo um tanque de pensamento para fazer avançar na formação e debates;
  • Organizar um Encontro Nacional antifascista que debata e articule de nossas lutas;
  • Participar de todas as atividades da Internacional Antifascista organizadas à nível mundial;
  • Mobilizar e integrar à Internacional Antifascista – Brasil as organizações de luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, religiosos, juristas e povos originários e de todos os setores explorados.

Brasília, 14 de março de 2025

Plenária da Internacional Antifascista – Capitulo Brasil

Partidos: PCB, PCdoB, PCO, PSB, PSDB, PSOL, PT E REDE

Entidades/movimentos/personalidades: IBRASPAL, Cebrapaz, MNLM, APEOESP, ABJD, Comitê ANTI-IMPERIALISTA GENERAL Abreu e Lima, Unipop, Fenasps, Asaaraui, CMP, Fundação Maurício Grabois, Sindicato dos Bancário DF, CPL, AAFIB, TV Travessia, Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, Coletivo de Negros João Cândido, Mandato Glauber Braga, Mandato Gabriel Magno, Mandato Érika Kokay, Rede Lular e APEOESP