DECLARAÇÃO DO CMP SOBRE O RECENTE ATAQUE DOS EUA CONTRA O IRÃ

O Conselho Mundial da Paz (CMP) condena da forma mais enérgica os ataques aéreos da Força Aérea dos EUA contra instalações nucleares iranianas sob o pretexto de que o Irã está se preparando para obter armas nucleares. Este ataque não apenas viola todos os princípios do direito internacional, como constitui um ato flagrante de agressão e a aplicação da “lei da selva”.

Uma semana após a agressão não provocada e em curso de Israel contra o Irã, assistimos a uma nova e mais brutal escalada por parte dos EUA, que está incendiando todo o Oriente Médio. Este novo envolvimento militar aberto dos EUA cria perigos ainda maiores para toda a região e além dela.

Os planos imperialistas para o Oriente Médio estão avançando e incluem a guerra genocida de Israel contra o povo palestino, os ataques e guerras contra a Líbia e a Síria com mudanças violentas de regime, os ataques e agressões contra os povos do Líbano e do Iêmen e agora com a agressão contra o Irã.

A narrativa dos imperialistas sempre foi falsa e repleta de mentiras, desde as inexistentes Armas de Destruição em Massa no Iraque, passando pelas ameaças de forças fundamentalistas que foram criadas, financiadas e utilizadas pelos próprios imperialistas, até a capacidade iraniana de obter armas nucleares, que jamais foi comprovada.

O CMP denuncia, nesta agressão, os EUA, Israel, mas também a OTAN e a União Europeia, que são “cúmplices nos bastidores” dos crimes imperialistas no Oriente Médio.

O CMP conclama urgentemente todos os seus membros e amigos a se mobilizarem, irem às ruas com protestos e manifestações contra a agressão, e a expressarem solidariedade com os povos da região.

Não aceitamos nem toleramos os crimes e a agressão imperialistas!

22 de junho de 2025
Secretariado do CMP