NOTA | Cebrapaz condena a guerra do imperialismo estadunidense e do estado terrorista de Israel contra o Irã

O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) condena com a máxima veemência a entrada dos Estados Unidos na guerra, por meio do ataque belicista contra o Irã, ato de extrema gravidade que representa uma inaceitável violação à soberania nacional iraniana, uma afronta direta ao Direito Internacional e mais um capítulo da política de agressões sistemáticas promovidas pelo imperialismo estadunidense, no Oriente Médio, inclusive o genocídio ao povo palestino.

Este ataque criminoso constitui um verdadeiro ato de guerra, praticado à revelia das instâncias multilaterais e sem qualquer respaldo legal, revelando a perigosa cumplicidade dos EUA com o Estado terrorista de Israel, que há décadas promove massacres contra o povo palestino, fomenta a instabilidade regional e viola integralmente a carta da ONU.

A escalada militar norte-americana, sob o pretexto de destruir o programa nuclear iraniano, nada mais é do que a continuidade da política intervencionista que destrói nações, alimenta conflitos e mina os esforços internacionais pela paz.

O Irã, país soberano, com papel relevante na geopolítica da região e membro do BRICS, tem o direito inalienável de viver em paz, sem ser ameaçado ou atacado por potências estrangeiras. O povo iraniano não pode ser refém da lógica do militarismo, da hegemonia e da violência imperialista.

Conclamamos todas as forças da paz, os movimentos sociais, os partidos democráticos e progressistas, os intelectuais e os povos do mundo inteiro a se unirem em uma ampla mobilização internacional contra os ataques dos EUA e de Israel, em defesa da soberania dos povos, do multilateralismo, do respeito à Carta das Nações Unidas e da construção de uma nova ordem internacional baseada na justiça, na cooperação e na convivência pacífica entre as nações.

Os povos não necessitam de guerra, mas de paz!

São Paulo, 22 de junho de 2025
A Comissão Executiva Nacional do Cebrapaz