Leia também: Nota do Cebrapaz – Solidariedade irrestrita à Venezuela diante das ameaças de Trump
O Conselho Mundial da Paz expressa sua veemente condenação às ações da administração dos EUA de enviar e mobilizar navios de guerra diante da Venezuela, ameaçando a integridade territorial do país com o claro objetivo de interferir e intervir em seus assuntos internos.
Essa nova e grave escalada militar dos EUA dá continuidade às ações de longos anos de sanções econômicas e estrangulamentos impostos contra o povo da Venezuela. O objetivo sempre foi e continua sendo o controle das ricas reservas energéticas da Venezuela e a desestabilização total do país. Como CMP, sempre nos colocamos firmemente contra essas ações.
Os EUA têm um longo e vasto histórico de intervenções estrangeiras e golpes militares na América Latina e no mundo. Agora testemunhamos um novo episódio de uma atitude em estilo “velho oeste”, com o anúncio de uma recompensa de milhões de dólares pela captura do presidente da Venezuela, o que constitui uma flagrante violação de qualquer noção de direito internacional.
Exigimos o fim imediato das ameaças de guerra dos EUA contra a Venezuela e a retirada de suas forças militares da região.
Expressamos nossa solidariedade ao povo da Venezuela e apoiamos seu direito de definir, sozinho e livremente, sua liderança e seu futuro.
Abaixo as manobras imperialistas dos EUA contra a Venezuela!
Viva a solidariedade internacionalista entre os povos!
O Secretariado do CMP
27 de agosto de 2025
