Encontro virtual ocorre neste sábado (17/01) às 10h para articular mobilizações em todo o país
Movimentos sociais brasileiros, entre eles o Cebrapaz, convocam para este sábado, 17 de janeiro, às 10h, uma Plenária de Mobilização Nacional em Solidariedade à Venezuela. O encontro será realizado via Zoom e está aberto a todas e todos que desejam participar (inscreva-se ao final da matéria).
A plenária tem como objetivo central articular ações concretas de solidariedade ao povo venezuelano diante da escalada de agressões imperialistas. O principal desdobramento será a realização de atos e manifestações em todo o Brasil no dia 28 de janeiro, quando movimentos populares irão às ruas para denunciar as violações à soberania venezuelana.
De acordo com José Reinaldo Carvalho, presidente do Cebrapaz, “a plenária dos movimentos populares é um momento importante para a mobilização geral na campanha de solidariedade ao povo venezuelano por sua estabilidade e paz e pela libertação do presidente legítimo e constitucional do país, Nicolás Maduro e da companheira Cilia Flores”.
Imperialismo estadunidense intensifica ofensiva contra a Venezuela
Os recentes ataques dos Estados Unidos contra a Venezuela representam mais um capítulo da histórica política intervencionista norte-americana na América Latina. A escalada de agressões, que culminou no sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-combatente Cilia Flores, evidencia o desrespeito sistemático do governo estadunidense ao direito internacional e à autodeterminação dos povos. Sob o pretexto da “defesa da democracia”, Washington perpetua sua estratégia de desestabilização de governos soberanos que não se alinham aos seus interesses geopolíticos e econômicos, repetindo o roteiro aplicado historicamente em diversos países latino-americanos. A comunidade internacional progressista deve responder com firmeza a essas ações que violam a soberania de uma nação e ameaçam a paz na região.
A participação na plenária é fundamental para fortalecer as redes de solidariedade internacional e construir uma resposta popular organizada contra as tentativas de golpe e ingerência externa na Venezuela.
Para se inscrever e receber o link de acesso à sala virtual, clique aqui!
