NOTA | Cuba: resistir é lutar pela paz e pela dignidade dos povos

O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) reafirma a irrestrita solidariedade ao povo cubano diante das renovadas ameaças do imperialismo dos Estados Unidos. Não há espaço para ambiguidades: Cuba é uma nação soberana, forjada no triunfo de sua Revolução, e não aceita nem aceitará qualquer tentativa de ingerência e agressão.

Associamo-nos às declarações do Governo cubano, que em resposta à retórica agressiva do chefete da Casa Branca, expressam a dignidade de um povo que conhece o valor da independência conquistada com sacrifício e luta. Ao denunciar como uma “mentira cínica” as falsas insinuações do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre supostas negociações em torno do destino da ilha, o Governo cubano reafirma um princípio inegociável: soberania não se discute, soberania se defende com resistência e luta.

O discurso beligerante de Trump remete a um histórico de agressões, bloqueios criminosos, sabotagens e tentativas de asfixia econômica que, por décadas, buscaram subjugar o povo cubano pela fome e pelo sofrimento.

Este cenário impõe responsabilidades claras aos povos do mundo e às forças comprometidas com a paz. É urgente intensificar a solidariedade internacional com Cuba, denunciar as mentiras e provocações da máquina imperial e exigir o fim imediato do bloqueio econômico, comercial e financeiro, que constitui um verdadeiro ato de guerra em tempos de paz. E rechaçar as atuais ameaças de agressão.

A luta de Cuba é a luta de todos os povos que resistem à dominação e à violência imperialista. Defender Cuba hoje é defender também o direito dos povos à autodeterminação, à convivência pacífica e à construção de seus próprios caminhos históricos.

O Cebrapaz junta-se às demais organizações populares, sindicatos, movimentos sociais e forças progressistas que levantam suas vozes em defesa de Cuba.

Pela soberania, pela dignidade. Cuba vencerá!