O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) condena veementemente as reiteradas ameaças de agressão militar dos Estados Unidos contra o Irã. Tais ameaças representam uma violação flagrante do direito internacional, da autodeterminação da nação persa e põe em risco a estabilidade regional, colocam em xeque a segurança internacional e aprofundam o cenário de tensão que compromete a paz mundial.
É necessário denunciar com clareza que a presença de agentes infiltrados da CIA e do Mossad alterou o caráter legítimo das reivindicações populares contra a alta do custo de vida. O governo iraniano sinalizou disposição para o diálogo, mas essas infiltrações, somadas a provocadores locais, desencadearam ações violentas que distorceram o sentido das mobilizações e geraram um conflito.
Como organização comprometida com a defesa da vida e da paz, lamentamos profundamente as mortes de populares e representantes do Estado. Toda perda humana é inaceitável e reforça a urgência de soluções políticas, baseadas no diálogo e no respeito à soberania dos povos.
Expressamos nossa solidariedade ao Irã, país que vem sendo constantemente assediado e atacado pelo imperialismo estadunidense e pelo Estado sionista de Israel por meio de sanções, bloqueios, assassinatos seletivos e ações de guerra. Esse histórico inclui a guerra dos 12 dias, ocorrida em junho do ano passado, na qual o Irã saiu vitorioso, demonstrando capacidade de resistência diante de agressões externas.
O Irã é um país que defende a paz e a cooperação internacional, é o principal apoiador da causa palestina no Oriente Médio, membro do Brics e parceiro estratégico do Brasil e de outros países relevantes, como Venezuela, Rússia e China. Sua atuação reafirma o compromisso com a soberania nacional e com relações internacionais baseadas no respeito mútuo.
Por essas razões, o Irã desempenha objetivamente um papel relevante na luta anti-imperialista e se consolida como ator importante na construção de um mundo multipolar, mais equilibrado e menos subordinado à lógica da força.
Diante desse quadro, o Cebrapaz se posiciona ao lado de todas as nações e organismos internacionais na defesa da paz, estabilidade e pelo respeito ao direito internacional, rejeitando a escalada de violência e defendendo soluções políticas que garantam segurança e dignidade aos povos. Como entidade do movimento cívico e popular brasileiro, associamo-nos à declaração do Itamaraty de que “cabe apenas aos iranianos decidir, de maneira soberana, sobre o futuro de seu país”.
São Paulo, 15 de janeiro de 2026,
A Executiva Nacional do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz)