NOTA | Legado de Renato Rabelo segue vivo na luta internacionalista

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento do histórico dirigente comunista José Renato Rabelo, aos 83 anos, neste domingo, 15\02.

Natural de Ubaíra (BA), a trajetória de Renato Rabelo confunde-se com a própria história de lutas do povo brasileiro. Presidiu a União dos Estudantes da Bahia (UEB), atuou na União Nacional dos Estudantes (UNE) e na Ação Popular (AP). Resistiu à ditadura militar, enfrentando a perseguição e o exílio. Com a incorporação da AP ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), passou a exercer destacadas funções em sua direção, tendo presidido nacionalmente o Partido entre 2001 e 2015, sucedendo João Amazonas. Entre 2015 e 2023, esteve à frente da Fundação Maurício Grabois.

Marxista convicto e dirigente de grande estatura política, Renato sempre esteve comprometido com a luta internacionalista. Seu apoio foi decisivo para a fundação do Cebrapaz, em 2004. Considerava estratégica a luta pela paz sob uma perspectiva anti-imperialista e afirmava que a bandeira da paz era, ao mesmo tempo, ampla e radical. Ao longo dos anos, apoiou o Cebrapaz política e organizativamente, defendendo que a direção partidária dedicasse atenção permanente a essa frente de atuação.

O Cebrapaz presta suas mais sinceras homenagens a Renato Rabelo, cuja contribuição à causa da soberania nacional, da paz e da solidariedade entre os povos permanecerá viva. Manifestamos nossas condolências à família, em nome de sua esposa, Conceição Leiro Vilan – a Conchita – e de seus filhos, André e Nina, e aos camaradas do Partido Comunista do Brasil.

Renato vive!

15 de fevereiro de 2026

Direção Executiva Nacional do Cebrapaz