TV Cebrapaz: Crise persistente, ingerência e luta popular são o contexto da tragédia no Líbano

Acompanhando os esforços do povo libanês por compreender e superar a tragédia das explosões de 4 de agosto em Beirute, que já contabilizam quase 160 vítimas fatais, milhares de feridos e desalojados e uma destruição inédita, a TV Cebrapaz, em parceria com a TV Vermelho, conversou com Firas Masri, membro do Partido Comunista do Líbano. O programa aborda a conjuntura nacional libanesa e regional, com a mediação da diretora do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) Moara Crivelente e de Ana Prestes, especialista em temas internacionais e autora da coluna De Olho no Mundo, do Portal Vermelho. Assista:

Continue lendo “TV Cebrapaz: Crise persistente, ingerência e luta popular são o contexto da tragédia no Líbano”

Socorro Gomes: Nos 75 anos do martírio em Hiroshima e Nagasaki, reforcemos a luta contra as armas nucleares

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, emitiu nesta quinta-feira (6) sua nota de solidariedade com as vítimas e sobreviventes dos bombardeios atômicos dos Estados Unidos contra os japoneses, apelando ao reforço da luta internacional contra as armas nucleares. Leia o texto a seguir:

Bombas atômicas de Nagasaki e Hiroshima foram as mais destrutivas ...
Visitantes do Museu de Hiroshima observam imagens da destruição provocada pelos bombardeios.

Continue lendo “Socorro Gomes: Nos 75 anos do martírio em Hiroshima e Nagasaki, reforcemos a luta contra as armas nucleares”

Como Israel busca legitimar a anexação da Palestina | parte 1

Juristas palestinos, israelenses e internacionais dedicam-se a demonstrar como Israel busca legitimar a anexação e o apartheid para sustentar a ocupação militar e a colonização da Palestina. Entender a judicialização do despojo dos palestinos de seu lar é fundamental para a formulação de estratégias, inclusive pelos movimentos sociais. Vários instrumentos têm sido criados e uma entidade israelense oferece importante base de dados que pode ajudar.

Por Moara Crivelente*

Israeli PM again vows to annex 'all' West Bank settlements | News ...
Durante as eleições, em 2019, primeiro-ministro Benjamin Netanyahu promete anexar todas as colônias israelenses na Cisjordânia.

Continue lendo “Como Israel busca legitimar a anexação da Palestina | parte 1”

Nota de repúdio à nova Política Nacional de Defesa

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) rejeita enfaticamente a atualização da Política Nacional de Defesa (PND) encaminhada ao Congresso Nacional. Esta, ao não mais considerar a América do Sul uma área livre de conflitos, reforça a retórica belicista do imperialismo na região.

Continue lendo “Nota de repúdio à nova Política Nacional de Defesa”

China e a Palestina são bons irmãos, diz presidente Xi Jinping ao presidente Abbas

O presidente Xi Jinping, também primeiro-secretário do Partido Comunista da China, disse na segunda-feira (20) que a posição correta sobre a questão palestina é a defesa da “solução de dois Estados”.  As declarações do presidente chinês foram feitas durante conversa telefônica com o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

China inks free trade agreement MOU with Palestine / — The Levant News

Continue lendo “China e a Palestina são bons irmãos, diz presidente Xi Jinping ao presidente Abbas”

Revolução Sandinista na Nicarágua permanece atual e um exemplo da luta anti-imperialista

Há 41 anos, a Revolução Sandinista derrotou a ditadura Somoza na Nicarágua e deu aos povos não apenas da América Latina e Caribe, mas de todo o mundo, um potente exemplo do que a vontade de uma nação por libertação e democracia pode alcançar.

Por Socorro Gomes*

To 39 years of triumph, Ortega desbarranca to the FSLN

Continue lendo “Revolução Sandinista na Nicarágua permanece atual e um exemplo da luta anti-imperialista”

Celso Amorim: Em vez de bipolaridade, um “tripé” de poder mundial

Em entrevista à TV Cebrapaz, publicada na sexta-feira (17), o ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim fez uma ampla análise sobre o cenário internacional na atual encruzilhada. Na conversa, o ministro citou seu artigo publicado em junho na Carta Capital sobre uma visão de mundo mais multipolar do que aquelas que têm oposto China e Estados Unidos como as duas potências que podem determinar os rumos do planeta. Para complementar a entrevista, reproduzimos o artigo a seguir. Continue lendo “Celso Amorim: Em vez de bipolaridade, um “tripé” de poder mundial”

Nos 41 anos da Revolução Sandinista, Nicarágua segue resistindo ao imperialismo

Em 19 de julho de 1979, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) saiu vitoriosa de uma larga luta contra a sangrenta ditadura Somoza, que controlara o país por mais de quatro décadas. Passadas mais quatro décadas desde o triunfo sandinista, tendo a FSLN passado à oposição e retornado ao Governo em 2006, os nicaraguenses seguem enfrentando a ingerência estadunidense e lutando por consolidar sua democracia e a paz defendendo a soberania nacional. Continue lendo “Nos 41 anos da Revolução Sandinista, Nicarágua segue resistindo ao imperialismo”

TV Cebrapaz entrevista Celso Amorim: O Brasil de hoje frente aos desafios mundiais

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) conversou com o ministro Celso Amorim sobre os principais desafios internacionais e o papel de um Brasil nada “ativo e altivo” sob o governo Bolsonaro. A entrevista, conduzida pela diretora Moara Crivelente e pelo secretário-geral José Reinaldo Carvalho, trata de diversos temas da política externa brasileira e de questões como o agravamento da situação na Palestina ocupada, as ameaças à Venezuela, o projeto de integração latino-americana, a China num mundo multipolar, a submissão do Brasil à agenda estadunidense e a urgência da luta pela paz. Acompanhe:

Continue lendo “TV Cebrapaz entrevista Celso Amorim: O Brasil de hoje frente aos desafios mundiais”

Governo Bolsonaro quer ir à guerra contra a Venezuela

O Brasil foi surpreendido nesta quinta-feira, 16 de julho, com a notícia de que o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro e as Forças Armadas estão elaborando uma nova política de defesa que incorpora a possibilidade de guerra contra países vizinhos. O texto não menciona o alvo, mas o contexto demonstra que se trata de uma trama, mancomunada com o imperialismo estadunidense, para atacar a Venezuela.

Por José Reinaldo Carvalho*

NYT confirma que Trump e Bolsonaro conversaram sobre pressão para ...

Continue lendo “Governo Bolsonaro quer ir à guerra contra a Venezuela”

TV Cebrapaz: Libertação do Saara Ocidental requer solidariedade ativa

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) conversa com Omaima Abdeslam, representante da Frente POLISARIO na Suíça e para as organizações sediadas em Genebra, e Abida Buzeid, diplomata da República Árabe Saarauí Democrática (RASD) e ex-presidenta da associação NOVA de Ação Não Violenta. Entrevistadas pela diretora do Cebrapaz Moara Crivelente, as diplomatas abordam um amplo leque de temas sobre a luta por libertação nacional e emancipação social no Saara Ocidental, a responsabilidade internacional e a importância da solidariedade ativa dos demais povos, fazendo um apelo especial ao povo brasileiro. Assista (em espanhol; legendas em breve):

Continue lendo “TV Cebrapaz: Libertação do Saara Ocidental requer solidariedade ativa”

Torpedo bipartidário contra acordo do Afeganistão

Centenas de milhares de vítimas civis, mais de 2.400 soldados estadunidenses mortos (mais um número não especificado de feridos), aproximadamente um trilhão de dólares de gastos: este é um resumo dos 19 anos da guerra dos EUA no Afeganistão, ao que se acrescenta o custo aos aliados da Otan (incluindo a Itália) e outros que estavam do lado dos EUA na guerra. Resultados de fracasso para os EUA, inclusive sob o aspecto político-militar: a maior parte do território é hoje controlada pelo Taliban ou disputada entre este último e as forças do governo apoiadas pela Otan.

Por Manlio Dinucci*

Continue lendo “Torpedo bipartidário contra acordo do Afeganistão”