Cebrapaz convoca sua 2º Assembléia Nacional para julho

O Cebrapaz convocou para 24, 25 e 26 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, a sua 2º Assembléia Nacional. O evento elegerá a nova diretoria do Cebrapaz e analisará o atual contexto internacional. A reunião ainda aprovou uma proposta de programação para a 2º Assembléia e debateu o Caderno de Debates que subsidiará, entre maio e junho, os encontros estaduais preparativos ao encontro nacional.

Os mais recentes acontecimentos internacionais serão abordados no Caderno de Debates preliminar à Assembléia. Entre eles está a profunda crise do sistema capitalista, a contestação da hegemonia norte-americana e a emergência de novos pólos de poder no cenário internacional.

“A emergência de novos pólos econômicos e políticos revela um cenário em disputa. Por um lado há as grandes potências imperialistas – especialmente os EUA, que buscam impedir a consolidação destes novos atores -, por outro há os países em desenvolvimento, que querem consolidar uma ordem internacional mais justa e que beneficie o desenvolvimento e o bem-estar de sua população”, explica Rubens Diniz, diretor do Cebrapaz, presente à reunião.

Diante deste cenário, o Cebrapaz avalia que qualquer mudança no cenário internacional não de dará de forma pacifica. “O imperialismo estadunidense buscará por todos os meios continuar sendo o epicentro do sistema internacional. Para isto poderá usar da força para impor seus interesses, não cedendo posições gratuitamente. A força é a reserva estratégica que o imperialismo possui”, agrega Rubens.

“Abre-se um novo cenário para a luta antiimperialista, com contornos mais complexos e nuances mais sutis. A luta pela paz se mantém como parte essencial da construção de uma nova ordem internacional fundada no respeito ao direito internacional e a soberania das nações”, completa o ativista.

Fortalecer o Cebrapaz
Entre os objetivos centrais da 2º Assembléia está a consolidação do Cebrapaz como um movimento amplo, de caráter antiimperialista, patriótico e defensor da solidariedade aos povos em luta. “Queremos abrir uma nova etapa na construção da entidade, dando um salto de qualidade em sua experiência organizativa e política”, afirma Rubens. Segundo ele, é necessário “transformar a indignação em ação organizada e consciente, fortalecendo assim a entidade para uma nova jornada de lutas antiimperialistas”.

A “Campanha Contra a Reativação da Quarta Frota” será um dos motores do processo de preparação da 2º Assembléia Nacional. “Buscaremos, no decorrer dos encontros estaduais preparatórios, realizar debates sobre quais são os reais motivos que levaram os EUA a reativar este aparato de guerra em águas de nossa região”, informa o diretor do Cebrapaz.

Os encontros estaduais preparatórios de maio e junho tem o objetivo de desenvolver as opiniões sobre o Caderno de Debates da 2º Assembléia. Os encontros estaduais ainda terão a responsabilidade de eleger os delegados à Assembléia Nacional. Cada estado possui uma cota de participação, já definida pela direção nacional da entidade.

A reunião ampliada contou com a participação de núcleos estaduais do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. O encontro contará com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da cidade.

– Veja abaixo a programação inicial da 2º Assembléia:

Dia 24 (sexta feira)
– Noite:
Ato político cultural de abertura

Dia 25 (Sábado)
– Manhã:
Conferência inaugural: “A luta dos povos em defesa da paz e da soberania nacional”

– Tarde:
Painéis de debate sobre os eixos de atuação do Cebrapaz (simultâneos):
A solidariedade aos povos em luta ao redor do mundo
América Latina – O Continente Rebelde
A luta contra as bases militares estrangeiras e as guerras
A defesa da cultura da paz.

Dia 26 (Domingo):
– Manhã:
Apresentação e debate dos textos preparatórios à assembléia nacional

– Tarde:
Aprovação do plano de trabalho
Aprovação da declaração final
Eleição da nova diretoria
Atividade de encerramento

Hospedagem dos delegados(as)

Rio’s Presidente Hotel

Rua Pedro I, 19 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP.: 20060-050- Tel.: (21) 2123-5900 – Fax: (21) 2240-5070

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s