Confira a programação do Cebrapaz no Fórum Social Mundial 2010

De volta a Porto Alegre (RS), o Fórum Social Mundial (FSM) iniciou sua 10ª edição nesta segunda-feira (25/1), com o lema “10 Anos Depois — Desafios e Propostas para um Outro Mundo Possível”. No primeiro dia do encontro, o Cebrapaz (Centro de Brasileiro aos Povos e Luta pela Paz) participou da Marcha de Abertura — uma animada e combativa passeata, que mobilizou cerca de 10 mil pessoas pelas ruas da capital gaúcha.

A entidade brasileira lançou também a Tenda da Paz, montada em parceria com a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Situada no Aeródromo, em frente à Usina do Gasômetro, a tenda promoverá debates e reuniões, além de ser um ponto de encontro para os participantes do Fórum.

Nesta terça (26/1), às 17 horas, dirigentes da entidade brasileira se reúnem com representantes de diversos países da América Latina. Os encontros devem ocorrer no Conceição Residence Hotel — mesmo local onde, na manhã do dia seguinte (27/1), haverá relatos da situação de cada país.

Já a mesa “A cultura de paz e a integração regional em um mundo em transição” — principal atividade promovida pelo Cebrapaz no FSM — acontece na quinta-feira (28/1), às 14 horas na Tenda da Paz. Na ocasião, haverá o lançamento, em nível continental, da campanha “América Latina e Caribe, Região de Paz — Não às Bases Militares”.

O Cebrapaz participará ainda da reunião da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), na sexta-feira (29/1), às 10 horas, na Usina do Gasômetro. O encontro debaterá os rumos do Fórum Social Mundial e, em pleno ano eleitoral de 2010, deve convocar, para 31 de maio, em São Paulo (SP), uma grande Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais.

Depois de Porto Alegre, a luta pela paz dá continuidade às suas atividades nos dias 30 e 31 de janeiro, em Salvador (BA), onde haverá outra etapa regional do 10º FSM. O site do Cebrapaz divulgará em breve a programação da entidade na capital baiana.

Deixe uma resposta