Carta ao Senhor Thomas Shannon

Ao: Excelentíssimo Senhor Thomas A. Shannon, Jr.
Embaixador dos Estados Unidos da América no Brasil

Brasília, 17 de setembro de 2010

No último dia 11 de setembro de 2010 se iniciou a V Jornada Mundial de Solidariedade aos cinco cubanos anti-terroristas injustamente presos nos Estados Unidos há 12 anos.

Nesta oportunidade, juntando-nos a pessoas e grupos dos mais diferentes matizes em todo o Brasil e em todo o mundo que empreendem mais uma campanha por suas libertações, vimos exigir por meio dessa Embaixada, ao Governo dos Estados Unidos, que termine com esta enorme injustiça.

Sem comprovação de culpabilidade tal injustiça inclui uma constante violação de direitos humanos, ao submeter estes companheiros a castigos como o isolamento, prejudicando a saúde física e mental dos mesmos, e ao negar, constantemente nestes anos, visto a seus familiares para que os visitem nas diferentes prisões onde se encontram.  E ainda o impedimento, por reiteradas vezes, de comunicação com seus advogados, justamente durante o recente inicio de um novo processo de apelação.

Recentemente também há evidências sobre o pagamento pelo governo norte-americano a jornalistas que cobriram o julgamento, com o objetivo de promover o ódio, criando um clima desfavorável e contra os cinco cubanos presos, no interior da sociedade norte-americana e entre as autoridades judiciais.

Reiteramos, por meio deste documento, faça chegar este clamor ao presidente Barack Obama, que tem a possibilidade real de colocar fim a esta arbitrariedade, herdada de Bush, para que faça uso da faculdade constitucional que lhe permite libertar a esses cinco cubanos que só defenderam a Cuba contra atos de terror, colocando um fim a esta abominável injustiça

Pela liberdade imediata dos cinco cubanos anti-terroristas injustamente presos nos Estados Unidos há 12 anos.

Assine esta Carta envie seu email para: nescuba@unb.br

Veja aqui o vídeo Danny Glover visita Gerardo Hernandez
http://www.youtube.com/watch?v=OuZRKUZX40U

Deixe uma resposta