Nota sobre os 60 anos do Comitê pela Paz do Vietnã

Sr. Nguyen Van Huynh

Aos companheiros do Comitê pela Paz do Vietnã.

É com enorme satisfação que em nome do Conselho Mundial pela Paz, felicitamos os sessenta anos do Comitê Vietnamita pela Paz, organização que desde sua fundação é membro do CMP.

O povo do Vietnã construiu uma das mais belas historias de resistência e luta em defesa da paz, soberania e autodeterminação. Os sessenta aos de história do Conselho Vietnamita pela Paz confunde-se com a própria história de luta travada pelo povo vietnamita em defesa da paz, da soberania e autodeterminação. É exemplo para todos os povos do mundo que lutam contra a opressão imperialista.

Ao festejarmos os sessenta anos do CVP, reafirmamos que, os crimes de guerra cometidos contra povo do Vietnã não serão esquecidos. O imperialismo deverá responder perante os tribunais pelas atrocidades cometidas contra um povo que lutava pelo seu direito a autodeterminação e a paz.

O Conselho Mundial da Paz soma-se ao Conselho vietnamita pela Paz na luta por uma nova ordem internacional, fundada na paz, no fim das injustiças, no desenvolvimento e na cooperação solidária entre os povos.

A luta do povo vietnamita e do Conselho Vietnamita pela Paz é um exemplo para todas as forças defensoras da paz ao redor do mundo. Entre as inúmeras lições que nos transmitem está a de que a paz e a soberania somente serão alcançadas com a derrota do imperialismo e que a força da unidade de um povo é fundamental para o derrotar.

Longa vida ao Conselho Vietnamita pela Paz!
Que viva o povo vietnamita!
Que viva a paz e a cooperação entre os povos!

Socorro Gomes
Presidente
Conselho Mundial da Paz

Deixe uma resposta