Ativistas dos EUA, Canadá e El Salvador anunciam vigília pelos Cinco Heróis Cubanos

Uma vigília pela liberdade dos lutadores antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos será realizada por ativistas norte-americanos, canadenses e salvadorenhos, em seus respectivos países, no próximo dia 17 de dezembro.

O presidente da Coordenadora Salvadorenha de Solidariedade a Cuba, Raúl Martínez, informou que a manifestação ocorrerá simultaneamente nos três países. A jornada , denominada “Salvadorenhos no mundo pelos Cinco”, faz parte do clamor mundial de denúncia sobre a injustiça cometida contra esses lutadores, explicou.

Martinez também assinalou que, além dos membros da Coordenadora, também participarão da vigília as comunidades eclesiais de base e integrantes da Associação de Veteranos de Guerra da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional.

Na capital, o ato acontecerá na praça que aloja o monumento a El Salvador do Mundo, uma estátua de Jesus Cristo colocada sobre uma esfera da Terra, que é o principal símbolo da cidade.

Martínez destacou também que ativistas canadenses confirmaram a realização da vigília nas cidades de Ottawa, Montreal e Toronto. Nos Estados Unidos, as manifestações devem acontecer em Houston, Dallas, Los Angeles e Washington.

O ativista acrescentou que Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerrero, René González e Ramón Labañino foram condenados sem provas em um dos julgamentos mais viciados da escura história da jurisprudência estadunidense contra os defensores da justiça social.

Segundo ele, os participantes da vigília assinarão uma carta para exigir do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o fim da injustiça cometida contra os Cinco Heróis, além da libertação imediata dos lutadores antiterroristas.

Com informações da Agência Prensa Latina

Deixe uma resposta