Comando Sul dos EUA cria Portal na internet para guerra de informações na AL

O Comando Sul dos Estados Unidos mantém um Portal na internet para a guerra de informação de seu Exército na América Latina, com formato similar ao que o Pentágono administra em outras regiões onde tem atuado militarmente.

O “Portal Diálogo” pode ser acessado pelo endereço http://www.dialogo-americas.com e é publicado em três idiomas: inglês, espanhol e português, com informações da atualidade e reportagens especiais dedicadas à América Latina, a partir do ponto de vista do Exército norte-americano.

Segundo texto do próprio Portal, “Diálogo” é uma revista militar profissional, cujo conteúdo parte de uma determinação do Secretário de Defesa norte-americano: a publicação é algo necessário para que se leve ao cabo a atividade pública exigida pela lei do Departamento de Defesa.

O conteúdo e a abrangência da página na internet despertou a atenção de uma importante publicação norte-americana, o “USA Today”. Segundo o jornal, todos os materiais do site possuem três características:

– Os textos são escritos por jornalistas locais, contratados para elaborar histórias que se ajustem aos objetivos do Pentágono;
– Pessoal militar sempre deve revisar os materiais publicados, para que se assegurem de que sejam compatíveis a seus objetivos;
– Os jornalistas são pagos por cada trabalho feito.

Ainda segundo o jornal norte-americano, “Diálogo” é parte dos esforços dos Pentágono em criar uma rede mundial de sites em língua estrangeira que promova os interesses dos Estados Unidos ao redor do planeta.

Estrutura

O Comando Sul opera na América Latina e no Caribe. É um dos nove comandos que estão atualmente vinculados diretamente à máxima direção do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

No total, o Comando Sul opera em 32 países. Desde 1997 seu quartel está instalado no estado norte-americano da Florida.

Com informações do Cubadebate

Deixe uma resposta