Resistência hondurenha rechaça reformas em sua Constituição

A Frente Nacional de Resistência Popular de Honduras (FNRP) rejeitou uma reforma da Constituição que visa à reeleição presidencial dentro de um regime golpista e a escantear a demoanda de uma Carta Magna de origem popular.
Em entrevista à imprensa, o sub-coordenador da FNRP, Juan Barahona, e outros líderes da Frente anunciaram uma mobilização nacional para o próximo dia 27, quando o presidente Porfirio Lobo comemora seu primeiro ano de mandato.

Barahona denunciou que, com as reformas aprovadas pelo Congresso no artigo 5 º da Constituição, o governo tenta dar uma cara de abertura e democracia que não existe. Em uma declaração publicada no seu site, a FNRP insiste no seu objetivo de refundar Honduras por meio de uma Assembléia Nacional Constituinte originária, popular e participativa.

"Esse é o caminho que o povo traçou para construir um Estado de direito que garanta o bem-estar de todos e permita a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva", diz o texto.

Acrescenta que esta luta é uma reivindicação inalienável da grande maioria da população e se apresenta como única possibilidade para a instauração de um pacto social que permita a mudança estrutural exigida pela sociedade em crise.

"Apesar de seu manejo cheio de artifícios, as reformas que o Congresso aprovou são uma rendição da oligarquia contra a força dos argumentos da resistência sustentados por mais de 18 meses de luta contínua", afirma.

"Ao mesmo tempo, constituem uma total aceitação da ilegalidade do golpe de Estado contra o governo democrático do presidente Manuel Zelaya", completa.

A FNRP assinala no comunicado que propõe mudanças profundas, com base na vontade irrestrita do povo, que vão além de reformas e ou vontades temporárias que possam ser revertidas pela mesma classe social que impôs uma ditadura.

Com agências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s