Personalidades israelenses declaram apoio ao Estado palestino

Dezenas de personalidades públicas, intelectuais e acadêmicos israelenses assinaram uma declaração em apoio a criação de um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967, no marco de uma solução de dois Estados.

Os signatários devem apresentá-la nesta quinta-feira (21) diante do Hall da Independência de Telavive onde o arquiteto do Estado judeu, David Ben Gurion, proclamou a independência de Israel em maio de 1948.

Nesse ato simbólico será lida uma carta assinada por seus promotores, que aproveitarão a ocasião para pedir ao público que se some a eles assinando o documento.

“O povo judeu surgiu na Terra de Israel, onde forjou sua personalidade. O povo palestino surgiu nos territórios palestinos, onde sua personalidade foi forjada”, reza o texto da carta, cujo conteúdo antecipa nesta quarta-feira a imprensa local.

Entre os signatários estão ao menos 20 ganhadores do Prêmio Israel, o mais importante do país, que anualmente concede é concedido no Dia da Independência.

Os promotores da iniciativa insistem em que não se trata de um novo plano político, mas de uma forma de apresentar à sociedade uma visão alternativa à postura oficial do Executivo israelense.

Com agências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s