Jovens cubanos organizam ato pela liberdade dos Cinco Heróis

A juventude cubana promove nos dias 12 e 13 de junho o 3º Encontro Juvenil Internacional de Solidariedade em Havana, Cuba. Será uma intensa mobilização a favor da liberdade dos Cinco Heróis que foram arbitrariamente presos por denunciar articulação de atividades terroristas contra Cuba provenientes de território norte-americano. O ato contará com participantes de todo o mundo e pretende romper o silêncio imposto pelos Estados Unidos sobre o caso.
Acusados de terrorismo pelos Estados Unidos, os cubanos Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e René González cumprem severas penas desde 1998 por informar sobre planos de ações terroristas contra seu país, todas elas elaboradas por grupos com base no território norte-americano. Desde então, diversos órgãos internacionais, entre eles a Comissão de Direitos Humanos da ONU, consideram o processo injustificado.

Confira abaixo o Manifesto:

“A União de Jovens Comunistas, representando os movimentos juvenis e organizações estudantis de Cuba, convoca as organizações e associações de jovens e estudantes e a todos os jovens em geral de boa vontade do mundo a se unir, como em tantas ocasiões, na defesa da verdade e da justiça.

A luta pela libertação dos Cinco Heróis representa uma batalha contra o terrorismo. O objetivo é romper com o muro de silêncio imposto pelo governo norte-americano sobre a opinião pública acerca do caso, denunciar a manipulação e a mentira de um julgamento parcial e injusto e exigir a liberdade imediata de nossos cinco irmãos.

O imperialismo continua vertendo seu desprezo à dignidade humana com total irracionalidade, não reconhecendo, de maneira arbitrária, os pronunciamentos dos órgãos internacionais e criando todo tipo de obstáculos jurídicos e políticos que impedem encontrar uma solução para a libertação dos Cinco. Somente a mobilização real da opinião pública fará possível a influência necessária para alcançar a justiça pretendida atualmente pelo povo cubano.

A humanidade vive um momento de transcendental importância para sua história e somos os jovens os responsáveis por essa vitória, pelo bem do futuro. Essa jornada será a favor de cinco homens que sintetizam os mais altos valores de dignidade, altruísmo, valentia e solidariedade.

Convidamos a todos para esse evento nos dias 12 e 13 de junho de 2011, no III Encontro Juvenil Internacional de Solidariedade em Havana, Cuba. Nossa juventude e nosso povo se sentirão orgulhosos de recebê-los, para juntos trocarmos experiências e refletir sobre ideias que hão de se multiplicar para alcançar a vitória nessa batalha.

Liberdade para os Cinco Heróis!
Liberdade para a verdade e para a justiça!
Até a vitória sempre!
União de Jovens Comunistas.”

Deixe uma resposta