Conselho de Segurança da Unasul debate protocolo de paz

Os ministros do Conselho de Segurança da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) deram início à quarta reunião de debate do protocolo de paz que regulamentará a resolução de conflitos na região, a conduta militar e o respeito à soberania. A secretária-geral do organismo, María Emma Mejía, destacou que as circunstâncias atuais “mudaram para melhor a região, que hoje é uma zona de paz e devemos preservá-la”. Neste âmbito, ela pediu ontem que os ministros continuassem a trabalhar para “consolidar a democracia”.

Os ministros vão analisar o conceito de segurança que será aplicado no protocolo, assim como a natureza jurídica e o marco institucional do Tratado Constitutivo que entrou em vigência meses atrás.

A vice-ministra de Defesa do Equador, Rosa Mercedes Pérez, por sua vez, destacou “a vontade de adotar de forma concreta o documento que vai contribuir para o fortalecimento da cooperação e consolidar a América do Sul como uma zona de paz”.

A secretária-geral também anunciou que a próxima reunião do organismo será realizada dia 28 de julho, após a posse do presidente eleito do Peru , Ollanta Humala.

O encontro deveria se realizar no 5 dia deste mês, na Venezuela, mas sua data foi mudada por conta das condições de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que recentemente admitiu sofrer de câncer.

Fonte: Ansa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s