Em ato, Cebrapaz expressa apoio ao Estado da Palestina Já!

Ocorreu nesta segunda-feira (29) o lançamento público do comitê pelo Estado da Palestina já! O evento foi no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e contou com a presença do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben além de representantes de entidades e movimentos solidários à Palestina.

Leia também:
Manifesto da Campanha pelo Estado da Palestina Já!

No ato, as entidades presentes puderam manifestar seu apoio pró-Estado da Palestina. “O povo palestino tem vivido um verdadeiro martírio. Precisamos garantir o território do seu país e o reconhecimento da Palestina como membro da ONU”, disse a presidente do Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz) e do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes.

Socorro também alertou para o fato de que “a defesa do Estado da Palestina é uma questão de justiça. A partir da determinação da ONU, em 1947, da partilha, ela determina a criação de dois Estados. No entanto, só um Estado prevaleceu”, lembrou.

Solidariedade

Segundo o embaixador da Palestina, a comunidade judaica também deveria oferecer seu apoio. “A Palestina também viveu o Holocausto, não somos contra os judeus, queremos ter Israel como vizinho”, falou. 

Ibrahim agradeceu a solidariedade de todos os presentes e destacou a importância do apoio brasileiro. “O Brasil tem papel fundamental não somente na América do Sul, mas em nível mundial.” E fez um pedido: “Esperamos que a sociedade brasileira esteja conosco”, afirmou o embaixador.

A secretária de relações internacionais do Partido dos Trabalhadores, Iole Ilíada, falou que a maioria dos países da América do Sul já reconhece o Estado da Palestina, inclusive o Brasil, que oficializou tal gesto durante o governo Lula. Ricardo Alemão Abreu, secretário de relações internacionais do PCdoB denunciou a lógica de pilhagem do petróleo utilizada pelas potencias ocidentais na relação com países do Oriente Médio.

Durante o evento, as entidades lançaram a página eletrônica da campanha pelo Estado da palestina Já! www.palestinaja.com.br e convocaram para as mobilizações mundiais no dia 20 de setembro, em defesa do reconhecimento do Estado da Palestina pela ONU.

O Cebrapaz está organizando uma expedição de solidariedade à Palestina em conjunto com a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD). A comitiva deve desembarcar na Palestina em 17 de setembro.

Participaram do ato: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Democrática Internacional das Mulheres (Fedim), Marcha
Mundial de Mulheres (MMM), Partido Pátria Livre (PPL), Congresso Nacional de Afrobrasileiros (CNAB),
Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido dos Trabalhadores (PT).

Da redação do Cebrapaz, com informações do Vermelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s