Carta ao presidente Barack Obama

São Paulo, 24 de outubro de 2011
Excelentíssimo Sr. Barack Obama
Presidente dos Estados Unidos da América.
 
Senhor presidente Barack Obama,

No último dia 12 de setembro de 2011, completaram-se 13 anos da prisão nos EUA, de forma injusta e sem comprovação de culpabilidade, de cinco cubanos lutadores anti-terroristas. Seu julgamento realizou-se em um tribunal parcial e acompanhado por uma campanha midiática preconceituosa que os buscava incriminar.

Durante o período de suas detenções, inúmeras violações aos direitos humanos têm sido sistematicamente cometidas: negação do recebimento de visita de seus familiares, dificuldades para o contato com seus advogados, além do submetimento a longos períodos de isolamento, prejudicando a saúde física e mental dos mesmos.

Um desses patriotas cubanos, René González, saiu da prisão em 7 de outubro último, mas uma decisão judicial o obriga a permanecer na cidade de Miami, sob liberdade supervisionada, durante três anos, correndo sério risco de ser atingido por atentados de grupos terroristas anticubanos que se abrigam naquela cidade.

Diante da gravidade dos fatos acima descritos, vimos por meio desta manifestar  nosso integral apoio à exigência do povo cubano e dos movimentos de solidariedade que em todo o mundo clamam  pela libertação, sem condicionamentos, desses cubanos que só defenderam seu país de atos de terror, dando fim a esta enorme injustiça que  se prolonga por 13 anos.

Acreditamos que Vossa Excelencia pode usar as prerrogativas constitucionais de presidente da República dos Estados Unidos da América para satisfazer tal exigência legítima.

No caso particular de René González, associamos nossa voz à de todos os homens e mulheres amantes da paz e da justiça, que clamam por seu imediato regresso a Cuba. 

Atenciosamente,

Socorro Gomes
Presidente do Conselho Mundial da Paz – CMP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s