Marcha estudantil em Cuba exige liberdade para os Cinco

Adolescentes e jovens de diversos níveis de ensino exigiram hoje (28) durante uma marcha estudantil em Havana a liberdade dos cinco antiterroristas cubanos condenados a longas penas nos Estados Unidos. A solidariedade com Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González, sentenciados depois de haverem se infiltrado em grupos violentos que desde Miami operam com impunidade contra a ilha, foi uma das motivações da passeata realizada por milhares de alunos.

Identificamo-nos com a causa dos Cinco – como são conhecidos internacionalmente – porque são heróis cujo único “delito” foi advertir para o terrorismo contra seu povo, disse à Prensa Latina a estudante do quarto ano de medicina Nirza Garcia, pouco antes de iniciar a caminhada que partiu da Universidade de Havana.

Convocados por organizações juvenis a propósito dos 140 anos do fuzilamento de oito estudantes de medicina pelo colonialismo espanhol, os manifestantes exigiram que a Casa Branca ponha fim ao que qualificaram de injustiça.

Demandamos o regresso imediato a casa de Gerardo, Ramón, Antonio e Fernando, bem como o fim das arbitrariedades contra René, obrigado a permanecer por três anos sob liberdade vigiada em solo estadunidense, assinalou Ovidio Gómez, dirigente nacional da Federação Estudantil Universitária.

Além do protesto a favor dos Cinco, presos em 1998, a mobilização veio em apoio a universitários que em vários países da América Latina e da Europa reclamam uma educação inclusiva e afastada do mercantilismo.

Os participantes também expressaram seu respaldo à luta do povo palestino por seu reconhecimento como Estado soberano.

Prensa Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s