OTAN discute retirada de tropas no Afeganistão

O processo de transição militar no Afeganistão, cuja ocupação começou em 2001, é o único tema de uma reunião que começa nesta quinta-feira (02/02) e vai até sexta (03) em Bruxelas, na Bélgica. A reunião da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), responsável pelas operações militares no país, ocorre no momento em que o governo da França anunciou a retirada das tropas da região.

O secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, disse que a organização vai se manter fiel ao roteiro definido em 2010, que estabeleceu o fim de 2014 como prazo para a retirada das tropas. Na última semana, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, informou que vai acelerar a retirada dos homens do Afeganistão. Há 3,6 mil soldados franceses no país, 1.000 sairão este ano e o restante em 2013.

A ocupação no Afeganistão ocorreu em outubro de 2001 sob a liderança do governo dos Estados Unidos. O movimento foi denominado guerra contra o terrorismo e contou com a oposição da ONU (Organização das Nações Unidas). Mas teve apoio de países europeus e de várias nações árabes.

Oficialmente o objetivo da operação era localizar Osama Bin Laden e líderes da Al Qaeda. O movimento, coordenado pela OTAN, foi uma reação aos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

Fonte: Opera Mundi 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s