Argentina aceita a mediação da ONU em conflito Malvinas

O Governo da Argentina aceitou a proposta das Nações Unidas para coordenar uma solução pacífica ao conflito pela soberania das Ilhas Malvinas entre este país e o Reino Unido.

Um comunicado de imprensa do Ministério de Relações Exteriores expressa hoje (14) o interesse de Buenos Aires por solucionar na mesa de negociações o diferendo que data de 1833 e agradece à ONU por sua posição nesta questão.

 O chanceler argentino, Héctor Timerman, enviou ao presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, uma carta na qual acolhe a disposição do organismo multilateral.

 “A Argentina aceita com o maior interesse e atenção as iniciativas e sugestões (…) que possam contribuir à solução da controvérsia”, expressa o comunicado.

 Resulta indispensável que o Reino Unido cumpra as múltiplas demandas da Assembleia Geral da ONU e as do Comitê de Descolonização desse órgão e que retome as conversas com a Argentina para conseguir uma solução pacífica à disputa de soberania, acrescenta.

 Na sexta-feira passada, o ministro argentino de Exteriores denunciou a Londres perante a ONU pela militarização das Malvinas e do Atlântico Sul depois do envio do destruidor HMS Dauntless (equipado com mísseis antiaéreos).

 Também disse que a Argentina tem informação a respeito do envio a essa área de um submarino chamado Vanguard com armamento nuclear.

 O secretário geral de Nações Unidas, Ban Ki-Moon, instou ambas partes a “evitar uma escalada nesta disputa” e a resolver “as diferenças de maneira pacífica e através do diálogo”.

 Nesta causa, a Argentina conta com o apoio do Mercado Comum do Sul, a União de Nações Sul-americanas, a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América e outros organismos regionais como a OEA.

 Assim como o apoio do Grupo dos 77, da China, e das Cúpulas Ibero-americanas, sublinha a carta.

Fonte: Prensa Latina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s