Cuba: estudantes de todo mundo pedem soltura dos 5 herois

A solidariedade com os cinco patriotas cubanos, presos nos Estados Unidos há mais de 13 anos, é o destaque do 8º Congresso Internacional Universidade 2012, que teve início nesta quarta-feira (15) em Havana.

No encontro, que vai até a próxima sexta-feira, a maioria dos quase três mil delegados de 55 países presentes participará do painel “Os universitários na luta pela libertação dos Cinco”.  

O painel refere-se a Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Ramón Labañino, Fernando González e René González, os quatro primeiros ainda na prisão e o último sob um regime de liberdade supervisionada, depois de ser preso em setembro de 1998.  

A agenda do Congresso prevê também a conferência do ativista social e religioso brasileiro Frei Betto, que falará sobre extensão universitária e educação popular.

Com um apelo ao desarmamento das consciências armadas, o prêmio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel conclamou na abertura do evento, nesta quarta (15) que “entre os homens nos salvamos todos ou nenhum”.  

“Temos muitos desafios se queremos desenvolvimento sustentável”, afirmou Esquivel ao exortar aos presentes a repensar “tudo para não se deixar arrancar o sorriso das crianças, que é a o da esperança”.  

Carta a Obama  

Ao aludir às tentativas de se impor um pensamento único, o também titular da cátedra de Cultura para a Paz e Direitos Humanos na Universidade de Buenos Aires denunciou que “os grandes centros de poder tratam de impor a monocultura da mente”.  

Também revelou que escreveu a seu colega premiado, o presidente estadunidense, Barack Obama, para lhe pedir que fosse coerente e que lutasse pela coexistência pacífica.  

O ministro cubano de Educação Superior, Miguel Díaz-Canel, anunciou que o próximo encontro universitário, em 2014, se dedicará a debater a responsabilidade social dos centros de altos estudos.  

Sete ministros da Educação africanos e um asiático presentes ao encontro agradeceram a solidariedade de Cuba com seus países, especialmente na formação de técnicos e médicos.  

Fonte: Prensa Latina  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s