15 anos de arbitrariedade: Cebrapaz emite nota exigindo liberdade para os cinco herois cubanos







Nota do Cebrapaz sobre os cinco herois Cubanos, presos há 15 anos no EUA.

Há exatos 15 anos, em 12/09/1998, os 5 herois cubanos que se encontravam nos Estados Unidos interceptando informações de células terroristas prestes a atacar seu país, foram presos sob a absurda acusação de conspiração e espionagem.

Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González foram então vítimas de um julgamento arbitrário, no qual um grande espetáculo midiático foi montado para punir exemplarmente aqueles que estavam a serviço de sua pátria.

Suas missões era desbaratar uma rede criminosa que, baseada nos Estados Unidos e com apoio do governo imperialista, cometiam atos terroristas contra a população cubana, com o único objetivo de desgastar a Revolução e desacreditar o sistema político do país.
Faziam isto explodindo hoteis, logradouros públicos e usando gazes tóxicos que destruíam plantações e matavam o gado, buscando impor o terror e o caos. Um exemplo destes atentados foi a explosão do avião turístico da Cubana Aviación em 1976, no qual 78 pessoas foram assassinadas por estes terroristas de Miami.

Os executores assumidos destes crimes, Posada Carrilles e Orlando Bosch, sempre contaram com a proteção dos Estados Unidos, onde se refugiaram e viveram em liberdade. Os 5 patriotas cubanos, estavam investigando esta rede terrorista buscando evitar mais crimes contra o seu povo e contra seu país. As sentenças proferidas contra eles foram absurdas: duas prisões perpétuas para uns e décadas de prisões para outros, numa grotesca demonstração de ódio e preconceito contra Cuba.

Cuba vive há décadas sob o mais violento bloqueio econômico imposto a um país. Tem parte de seu território ocupado pela prisão e base militar de Guantánamo, onde os Estados Unidos praticam os maiores crimes contra a humanidade. Assim, a prisão dos 5 heróis cubanos é mais um ato de agressão covarde do imperialismo contra cinco homens dignos e a uma nação que não se curva às imposições da força bruta do império .
Exigimos, portanto, que os Estados Unidos revoguem a prisão e devolva a liberdade aos quatro que ainda se encontram em suas masmorras. A luta pela liberdade destes que são exemplos de honradez ,tem mobilizado artistas, intelectuais, cientistas e lideranças de todo o mundo. Passados quinze anos deste ato de vil covardia, é mais do que necessário que a justiça seja feita e que os EUA revoguem esta sentença arbitrária, devolvendo a liberdade àqueles que arriscaram a própria vida para salvar a de tantos outros patriotas.
Viva a Solidariedade entre os Povos!
Viva os cinco herois cubanos!
Liberdade Já!

São Paulo, 12 de setembro de 2013

Cebrapaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s