Pela paz na Colômbia: repudiamos a prisão arbitrária de Francisco Javier Toloza

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, CEBRAPAZ, vem a público denunciar e condenar com todas as suas forças a prisão do professor universitário Francisco Javier Toloza, integrante da Marcha Patriótica e membro de sua Comissão Internacional.

As circunstância de sua prisão foram absurdas: foi detido durante seu descanso de ano novo com a família. A ele se somam outros 25 presos da Marcha Patriótica apenas no ano de 2013, o que demonstra uma sistemática perseguição política desta organização pelo regime autoritário colombiano.

Francisco Toloza é um militante comprometido com a causa da paz, e foi um grande articulador do Fórum pela Paz na Colômbia, realizado no ano passado em Porto Alegre. Sua injustificada prisão mostra como o governo Juan Manoel Santos vem agindo: diante das câmeras e dos jornais se diz comprometido com a paz, mas abaixo dos holofotes sua polícia ameaça, persegue, prende e mata militantes comprometidos com um país justo, soberano e democrático.

É preciso que o povo brasileiro tome conhecimento do que ocorre de fato no país vizinho. Sob a aparência de uma democracia, a Colômbia vive sob um regime de inspiração fascista, que sob o pretexto de enfrentar a insurgência armada prende e mata aqueles que optam por uma oposição democrática.

Exigimos a imediata libertação de Francisco Toloza, bem como de todos os presos políticos do país.

O processo de paz na Colômbia só ocorrerá de fato quando o governo abandonar sua guerra suja de perseguição das forças opositoras.

Socorro Gomes
Presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – Cebrapaz

São Paulo, 06 de Janeiro de 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s