NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS IMIGRANTES HAITIANOS

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz – Cebrapaz – vem a público manifestar solidariedade aos imigrantes haitianos no Brasil e repúdio a toda forma de discriminação ou tentativa de rejeição por parte de autoridades estaduais.

Os imigrantes haitianos merecem um tratamento digno e humanitário e devem ser acolhidos pelo Brasil, independentemente da unidade da Federação que os receba. O Brasil é um país formado por imigrantes oriundos de todos os continentes e tem uma responsabilidade política com o povo haitiano desde que aceitou a tarefa de liderar as tropas da Minustah. O Haiti foi a primeira república negra a conquistar a Independência na América; enfrentou o colonialismo francês e o imperialismo estadunidense; sofreu golpes de Estado e foi governado por décadas por políticos corruptos aliados ao imperialismo norte-americano. Como se não bastasse, foi vítima de um terremoto em 2009 que deteriorou ainda mais a situação econômica do país.

Os imigrantes haitianos que buscam refúgio no Brasil vêm em busca de uma vida digna e por isto não podem ser criminalizados, tão pouco tratados de forma racista e preconceituosa. Devem, portanto, ser recebidos de braços abertos, como o Brasil fez em outros tempos com italianos, japoneses, alemães e tantos outros povos que ajudaram a formar a rica e diversificada nacionalidade brasileira.

Socorro Gomes,
Presidenta do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s