Em 10 de dezembro de 2004 foi fundado o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, o Cebrapaz. Naquele contexto, em que os Estados Unidos tinham invadido e ocupado o Iraque e povos de todo o mundo se levantavam para protestar contra mais uma guerra imperialista, o Cebrapaz surgiu no Brasil como fruto do amadurecimento da luta pela paz e pela solidariedade aos povos agredidos.
Desde então passou a desenvolver atividades como oficinas, filmes, livros, seminários e manifestações, bem como se integrou aos diversos comitês de solidariedade com Cuba, Colômbia, Venezuela, Palestina, Síria, Saara Ocidental, dentre outros.
Hoje o Cebrapaz existe organicamente em dezoito Estados brasileiros e tem entre seus membros trabalhadores, sindicalistas, estudantes, professores, parlamentares e militantes dos mais diferentes movimentos sociais que reconhecem as dimensões da luta pela paz mundial.
Além disto, o Cebrapaz tem grande contribuição no movimento internacional pela paz, com destaque para a presidência de Socorro Gomes no Conselho Mundial da Paz.
No dia 9 de dezembro de 2014, o Cebrapaz nacional fará uma atividade para comemorar seus 10 anos. Será na Sala Sérgio Viera de Mello da Câmara Municipal de São Paulo (estação Anhangabaú do metrô), à partir das 17h30.
Haverá uma breve apresentação do histórico e das lutas atuais da entidade, a assinatura de novos convênios com entidades estudantis e sindicais e um coquetel com música ao vivo e poesia. Outras iniciativas ocorrerão nos núcleos estaduais e o Cebrapaz em breve divulgará mais detalhes destes eventos.